VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Canoagem Velocidade bate recorde para Paris 2024

Brasil conseguiu assegurar seis cotas para Paris 2024 no C1 200m feminino, C2 500m masculino, K1 1000m masculino e K1 500m feminino. Mais C1 1000m masculino conquistado no Mundial 2023.

25/04/2024 20:05

Canoagem Velocidade bate recorde para Paris 2024

Hoje (25) no último dia do Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas 2024, o Brasil conquistou mais uma vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Desta vez, Ana Paula Vergutz garantiu a cota olímpica para o Brasil no K1 Feminino 500 metros, batendo o recorde brasileiro em conquistas de cotas olímpicas. A delegação verde-amarela vai contar com seis cotas em Paris, no C2M500m (vale por duas cotas), C1W200m, K1M1000m, K1W500m, e uma no Mundial 2023, no C1M1000m.

 

Na prova desta quinta-feira, Ana Paula Vergutz ficou em segundo lugar, com o tempo de prova 1:52.88, perdendo somente para a argentina Brenda Rojas que fez o melhor tempo 1:51.37, porém para esta categoria valia duas cotas olímpicas e elas conquistaram. A cubana Daylen R. Perez completou o pódio com 1:53.57, e acabou ficando de fora dos Jogos de Paris.

 

“Estou muito feliz por ter conquistado mais essa cota olímpica, quero agradecer a torcida de todos que acompanharam todo esse caminho que a gente teve de trabalho e hoje, estar conquistando esse resultado que trabalhamos duro para ter”, comemorou Ana Paula.

 

Quem também entrou na água neste último dia do campeonato no Parque Nathan Benderson (Estados Unidos), foi o Filipe Vinicius Santana Vieira, que disputou no C1 Masculino 500 metros, finalizou a prova em primeiro lugar com tempo 1:47.16, levou ouro, porém para essa categoria não valia cota olímpica.

 

+ Veja os resultados gerais online

 

A Canoagem Brasileira já chega nos Jogos Olímpicos Paris 2024 fazendo história, essa será a maior delegação que conquistou cota olímpica, o país contará com seis cotas conquistadas na Canoagem Velocidade, um recorde, sendo o maior número já alcançado foi na edição do Rio 2016, quando o país tinha buscado quatro, no C2M1000m e no K2M200m. As outras categorias foram destinadas por ser o país sede.

 

O trabalho técnico é chefiado por Lauro de Souza Júnior, ele que conquistou a medalha de ouro com Isaquias nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e agora trabalha para buscar novos talentos na canoagem.

 

Além da Canoagem Velocidade, o Brasil tem duas cotas na Canoagem Slalom e terá uma grande quantidade de atletas também nos Jogos Paralímpicos com a Paracanoagem.

 

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, comemorou os feitos históricos alcançados pela equipe brasileira no Campeonato Pan-Americano, onde o Brasil não apenas bateu recordes em cotas olímpicas, mas também assegurou vagas em Paris 2024 em diversas modalidades.

 

"É com muito orgulho que parabenizo e agradeço nossos atletas que são as principais estrelas, nossa equipe técnica e todos os colaboradores da CBCa, desde quem foi viajar para Sarasota, ou nós que ficamos aqui no Brasil, trabalhando e torcendo pelos nossos atletas, através de um trabalho conjunto, conseguimos alcançar um feito extraordinário, garantindo vagas em Paris 2024 no C1 200m feminino, C2 500m masculino, K1 1000m masculino e K1 500m feminino, além do C1 1000m masculino conquistado no Mundial 2023. Agora, é o momento de focar ainda mais e nos prepararmos para as Olimpíadas”, destacou Girotto.

Parte superior do formulário

 

Primeiro dia do Pan-Americano

Na terça-feira, Felipe Vinicius Santana Vieira e Jacky Jamael Nascimento Godmann chegaram em primeiro lugar no C2 Masculino 500 metros em Sarasota nos Estados Unidos, além da medalha pan-americana eles também garantiram a ida de mais um barco da modalidade nos Jogos Olímpicos.

 

+ Clique aqui

 

Segundo dia do Pan-Americano               

Na quarta-feira, Valdenice Conceição do Nascimento ganhou medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Olímpica na disputa do C1 Feminino 200 metros. Já Vagner Junior Souta ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros e garantiu seu lugar em Paris 2024.

 

+ Clique aqui

 

Atletas em Sarasota:

Filipe Vinicius Santana Vieira

Jacky Jamael Nascimento Goodmann

Edson Isaias Freitas da Silva

Vagner Júnior Souta

Valdenice Conceição do Nascimento

Ana Paula Vergutz

 

Comissão Técnica:

Nome Função

Lauro De Souza Jr.

Nivalter Santos De Jesus

Figueroa Conceição Souza

Alvaro Acco Koslowski

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.

Canoagem Velocidade bate recorde para Paris 2024 || CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem | CBCa