Ela foi medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Olímpica na disputa do C1 Feminino 200 metros. Já Vagner Junior Souta ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros e garantiu seu lugar em Paris 2024.
24/04/2024 20:00
Mais duas cotas olímpicas foram confirmadas na Canoagem Velocidade para o Brasil. Valdenice Conceição do Nascimento ganhou a medalha de ouro na prova do C1 Feminino 200 metros em Sarasota nos Estados Unidos, além do pódio a prova era qualificatória para os Jogos Olímpicos Paris 2024, sendo assim ela garantiu mais um passaporte para o Brasil.
Vagner Souta ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros, ele fez o tempo de 03:34.615s. Porém, nesta categoria somente dois atletas garantem cota olímpica, mas o segundo colocado, o norte-americano Jonas Ecker tinha conquistado sua vaga através do K2 Masculino 1000m na prova disputada ontem, sendo assim, ele ficou inelegível e abriu espaço para o Brasil.
As vagas conquistadas são para o Brasil, os atletas que irão participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024 serão convocados de acordo com o que está descrito no Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade. O Brasil tem atualmente quatro cotas, no C1M1000m, C2M1000m, C1W200m e K1M1000m.
+ Veja o Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade
C1 Feminino 200 metros vai estar em Paris 2024
Valdenice fez o percurso de 200 metros em 00:47.739 segundos, na segunda posição ficou a colombiana Manuela Gomez Sanchez com 00:49.744 segundos. O bronze quem garantiu foi Nicol Guzman Pimentel do México (00:49.933s).
“Acabei de sair da água, conquistei a vaga olímpica agora no Pan-americano de Sarasota. Agradeço pela torcida de todos, principalmente da minha família e amigos que estão no Brasil agora bora treinar cada dia mais”, disse a atleta.
A canoísta está treinando em Lagoa Santa/MG com o treinador Figueroa Conceição que é o responsável técnico pela canoa feminina do Brasil, para ele, essa conquista é importante porque Valdenice representa também um grande trabalho na canoa feminina, ela já é uma atleta experiente que é seguida por uma nova safra de jovens atletas que estão seguindo o seu caminho e irão despontar nos próximos anos.
“Acabamos de ganhar a medalha de ouro no Pan-americano e a qualificação olímpica para Paris. Estou muito feliz e grato, agradeço à Confederação Brasileira, ao Comitê Olímpico do Brasil, a toda a nossa equipe, Álvaro, Pindão, que é o nosso treinador chefe, que nos deu a oportunidade de poder fazer o trabalho. E eu agradeço muito a Deus, a minha família que está em casa. Essa conquista vai para o Brasil de uma atleta que é uma guerreira, que vem há anos lutando pelo Brasil, que agora confirmou seu passaporte para Paris e que vai nos representar em altíssimo nível”, diz.
Vagner garante a cota do K1 Masculino 1000 metros para o Brasil
Vagner Souta ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros, ele fez o tempo de 03:34.615s. Pelas regras da Federação Internacional de Canoagem (ICF), somente dois atletas garantem cota olímpica, mas o segundo colocado, o norte-americano Jonas Ecker conquistou a sua vaga através do K2 Masculino 500 metros na prova disputada ontem (23).
De acordo com as regras de classificação elaboradas pela ICF junto com o Comitê Olímpico Internacional, o mesmo atleta já classificado não está mais elegível para buscar outra vaga, (Regra D.3.3.7). Essa cota do atleta será elegida em classe de barco maior dentre as provas em que o atleta se classificou. A vaga de atleta liberada é automaticamente e alocada ao próximo país, neste caso no K1, para o Brasil.
+ Confira o sistema de classificação do COI elaborado com a ICF
Apesar das regras, oficialmente o chefe de arbitragem do campeonato solicitou que o processo seja enviado para a Federação Internacional avaliar, mas Souta está na mesma situação da cota como foi com Isaquias Queiroz no Mundial. Onde a dupla checa havia garantido a vaga no C2M500m e Martin Fuksa ficou inelegível no C1 e o Isaquias herdou a vaga.
+ Confira o Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade
+ Veja os resultados gerais online
Nesta quinta-feira, acontece o último dia de competições em Sarasota nos Estados Unidos, onde terão as provas individuais dos 500 metros. A última cota olímpica em disputa para o país será com Ana Paula Vergutz no K1 Feminino 500 metros, a prova do C1 Masculino 500 metros não é olímpica. Veja os horários dos atletas brasileiros na água de acordo com o fuso horário de Brasília.
Quinta-feira (25/05)
K1 Feminino 500 metros com Ana Paula Vergutz
09h05 – Eliminatória II
11h05 – Semifinal
13h05 - Final
C1 Masculino 500 metros com Filipe Vinicius Santana Vieira
09h20 – Eliminatória I
11h25 – Semifinal
13h25 – Final
+ Veja como são as regras de classificação da Canoagem Velocidade para Paris 2024
Equipe convocada:
Filipe Vinicius Santana Vieira
Jacky Jamael Nascimento Goodmann
Edson Isaias Freitas da Silva
Vagner Júnior Souta
Valdenice Conceição do Nascimento
Ana Paula Vergutz
Comissão Técnica:
Nome Função
Lauro De Souza Jr.
Nivalter Santos De Jesus
Figueroa Conceição Souza
Alvaro Acco Koslowski
+ Confira cronograma completo:
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.