A dupla Filipe e Jacky chegam em primeiro lugar no C2 Masculino 500 metros em Sarasota nos Estados Unidos, além da medalha pan-americana eles também garantem a ida de mais um barco da modalidade nos Jogos Olímpicos.
23/04/2024 19:20
Felipe Vinicius Santana Vieira e Jacky Jamael Nascimento Godmann chegam em primeiro lugar no C2 Masculino 500 metros na disputa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Continental para Paris 2024. A dupla fez o tempo de 01:46.458s ficando pouco mais de quatro segundos na frente dos segundos colocados os canadenses Alix Plomteux e Craig Spence (01:50.852s). Além da medalha de ouro no campeonato, eles também conquistaram mais uma cota olímpica para o Brasil na Canoagem Velocidade nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Estamos felizes, eu e meu parceiro Jacky. Aqui em Sarasota, faz uma semana que a gente chegou e viemos desfrutando da água e naquela sensação boa. E conseguimos vencer. Teve muito treinamento em casa também, lá em Lagoa Santa. E o resultado disso foi a vaga aqui que nós conquistamos” fala Filipe.
Jacky que disputou o C2 na edição olímpica de Tóquio ao lado de Isaquias Guimarães Queiroz, comemorou bastante mais uma cota para o Brasil, “Estou muito feliz por essa vaga. Saímos muito bem na frente e fizemos uma boa prova. Agora é continuar o treinamento para chegar bem nos Jogos Olímpicos”, comenta.
Filipe e Jacky representam vários atletas que fazem parte da renovação de talentos da Canoagem Brasileira, ambos iniciaram seus treinamentos com o treinador nacional Lauro de Souza Júnior e estão obtendo bons resultados ano após ano. O Brasil conta atualmente com o campeão olímpico no C1, Isaquias Queiroz, mas tem também novos nomes que estão despontando com resultados consolidados. Lauro agradece a torcida pelos meninos que mostraram qualidade e perfeição na disputa.
“Só tenho a agradecer a todos pela torcida. Viemos aqui para os Estados Unidos para buscar essa vaga olímpica e deu tudo certo. Os nossos atletas Felipe Vieira e Jacky Goodman fizeram uma prova da vida deles, uma prova linda. Uma prova dominante do início ao fim. E nesse primeiro dia de competição, conquistamos mais duas vagas para o time do Brasil”, diz.
A vaga conquistada é para o Brasil, os atletas que irão participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024 serão convocados de acordo com o que está descrito no Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade. O Brasil tem atualmente duas cotas, no C1M1000m e no C2M1000m.
+ Confira o Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade
Edson e Vagner terminam em terceiro no K2M500m
A dupla brasileira masculina do caiaque, terminou a participação em Sarasota na terceira posição, Edson Isaias Freitas da Silva e Vagner Junior Souta fizeram uma boa eliminatória e ficaram em segundo na bateria, com isso passaram direto para a final.
Competindo pela busca do pódio e também pela vaga olímpica, eles acabaram em terceiro lugar, com a medalha de bronze (01:33.027s), mas sem o passaporte para Paris. Jonas Ecker e Aaron Small dos Estados Unidos levaram a medalha de ouro (01:31.750s) e a cota olímpica, os argentinos Gonzalo Carreras e Manuel Orero conquistaram a prata (01:32.980s). Nesta quarta-feira (24), Vagner Souta terá mais uma chance de buscar uma cota para o Brasil, será pelo K1 Masculino 1000 metros.
+ Veja os resultados gerais online
No segundo dia de provas, quarta-feira (24), começam as provas individuais nas distâncias dos 200 e 1000 metros, e no último dia, quinta-feira (25) as provas individuais dos 500 metros. Veja os horários dos atletas brasileiros na água de acordo com o fuso horário de Brasília.
Quarta-feira (24/04)
C1 Feminino 200 metros com Valdenice Conceição Nascimento
09h00 – Final direta
K1 Masculino 1000 metros com Vagner Junior Souta
09h29 – Eliminatória I
11h29 – Semifinal
13h35 – Final
Quinta-feira (25/05)
K1 Feminino 500 metros com Ana Paula Vergutz
09h05 – Eliminatória II
11h05 – Semifinal
13h05 - Final
C1 Masculino 500 metros com Filipe Vinicius Santana Vieira
09h20 – Eliminatória I
11h25 – Semifinal
13h25 – Final
Paris 2024
A expectativa em torno deste evento é muito grande, pois as disputas determinarão as cotas continentais para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na modalidade de Canoagem de Velocidade. O Brasil poderá buscar até duas cotas olímpicas.
O país já tem a cota garantida agora duas cotas: C2 Masculino 500 metros e C1 Masculino 1000 metros (conquistada no Mundial em 2023). Na competição, serão distribuídas duas cotas por categoria, sendo nas disputas do K1M1000m, K2M500m, C1M1000m (o Brasil já tem essa vaga), C2M500m, K1W500m, K2W500m, C1W200m, C2W500m.
Cada Federação Nacional vai poder qualificar no máximo duas (2) vagas de cota de atletas em cada categoria, ou seja, Caiaque Masculino, Caiaque Feminino, Canoagem Masculino e Canoagem Feminina em Sarasota. As vagas de cota de atletas não utilizadas serão alocadas ao próximo país com melhor classificação ainda não qualificado no evento K1 ou C1 desse gênero.
+ Veja como são as regras de classificação da Canoagem Velocidade para Paris 2024
Equipe convocada:
Filipe Vinicius Santana Vieira
Jacky Jamael Nascimento Goodmann
Edson Isaias Freitas da Silva
Vagner Júnior Souta
Valdenice Conceição do Nascimento
Ana Paula Vergutz
Comissão Técnica:
Nome Função
Lauro De Souza Jr.
Nivalter Santos De Jesus
Figueroa Conceição Souza
Alvaro Acco Koslowski
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.