Evento será disputado de 6 a 8 de fevereiro no Parque Radical de Deodoro-RJ, reunindo atletas nacionais e estrangeiros e valendo pontos para o ranking mundial.
05/02/2026 12:12

O Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 6 e 8 de fevereiro o ICF Canoe Slalom World Ranking – Rio Open. O evento marca a primeira participação dos atletas brasileiros na temporada 2026, reunindo competidores nacionais e internacionais em provas que valem pontos para o ranking da Federação Internacional de Canoagem (ICF).
O canal olímpico, que sediou os Jogos Rio 2016, é considerado uma das melhores estruturas do mundo para a canoagem slalom. Ao longo de três dias, os atletas disputarão provas de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, com fases eliminatórias e finais.
A programação começa na sexta-feira (6) com as disputas de Time Trial do Caiaque Cross Individual. No sábado (7), acontecem as provas de Canoagem Slalom (K1 e C1, masculino e feminino), com eliminatórias e finais. O encerramento, no domingo (8), será com as baterias de Caiaque Cross.
O Brasil contará com um grupo composto por atletas experientes, como Mathieu Desnos, Pepê Gonçalves, Guilherme Mapelli, Kauã da Silva, Charles Corrêa, Ana Sátila e Omira Estácia, além de outros jovens talentos da modalidade.
+ CONFIRA O START LIST DO RIO OPEN
+ CONFIRA O BOLETIM OFICIAL DA COMPETIÇÃO
O técnico Ettore Ivaldi destacou o alto nível técnico da competição e a presença internacional. “Serão três dias de provas com atletas de diversos países. Estarão presentes nomes como Titouan Castryck, campeão mundial n°1 do ranking e medalhista de prata em Paris 2024; Anatole Delassus, vice-líder do ranking e campeão do mundo por equipes, além de representantes do Chile, Canadá e República Tcheca. É uma competição de altíssimo nível”, afirmou.
Ettore também ressaltou a estrutura oferecida aos atletas. “O canal do Parque Radical de Deodoro é muito elogiado pelos competidores. Agradecemos ao Comitê Olímpico Brasileiro pelo suporte com academia, fisioterapia e toda a infraestrutura necessária, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros”, completou.
Segundo Leonardo Bueno, supervisor de Canoagem Slalom da CBCa, o Rio Open é estratégico para a preparação dos atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. “É o primeiro evento oficial da temporada em que nossos atletas participam, oferecendo ritmo competitivo e oportunidades de preparação. Além disso, reforça o legado olímpico no Rio de Janeiro e a valorização da canoagem nacional”, explicou.
Copa do Mundo e Mundial
Além da etapa do Rio de Janeiro e de outras competições internacionais que também somam pontos para o ranking da ICF, as principais disputas da temporada 2026 estarão concentradas nas etapas da Copa do Mundo e no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom.
A Copa do Mundo começa em Tacen, na Eslovênia, de 29 a 31 de maio, passa por Praga, na República Tcheca, entre 5 e 7 de junho, e por Augsburg, na Alemanha, de 12 a 14 de junho. O circuito será concluído com as etapas de Vaires-sur-Marne, na França, de 4 a 6 de setembro, e de La Seu d’Urgell, na Espanha, de 11 a 13 de setembro.
O grande destaque do calendário será o Campeonato Mundial, que acontecerá em Oklahoma, nos Estados Unidos, de 21 a 26 de julho, reunindo os melhores atletas do planeta na briga pelo título mais importante da modalidade.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.