País garantiu 16 medalhas de ouro no evento realizado em Corumbá (MS).
18/11/2025 15:06

O Campeonato Pan-Americano de Canoagem Maratona 2025 foi realizado nos dias 14 e 15 de novembro, no Rio Paraguai, em Corumbá (MS), reunindo delegações de diversos países das Américas e a convidada Itália, em duas jornadas de provas marcadas por integração, resistência e estratégia. As competições incluíram atletas das categorias júnior, sênior, sub-23 e máster, além de todas as classes do paracanoagem, reforçando o crescimento da modalidade no continente.
Foram disputadas provas masculinas e femininas em K1 Júnior, C1 Júnior, K1 Sub-23, K1 Sênior, C1 Sênior e K1 Máster (A a F), além das provas de paracanoagem em KL1, KL2, KL3, VL1, VL2 e Open, com distâncias entre 7 km e 23,5 km.
Durante a avaliação posterior ao evento, os dirigentes das entidades organizadoras destacaram a importância da competição para o fortalecimento da canoagem maratona na região.
+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
O presidente da CBCa, Rafael Girotto, ressaltou a importância do evento para a modalidade:“É uma honra receber atletas de todo o continente em nosso país. Este Pan-Americano evidenciou a força da canoagem maratona nas Américas. A competitividade das provas e o desempenho dos participantes mostram que seguimos avançando de forma consistente na difusão da modalidade.”
Já o presidente da COPAC, Sebastián Gómez, destacou a importância da integração entre os países: “Esta edição mostrou o excelente momento da canoagem maratona no continente. A participação de atletas de diversas nações — inclusive uma atleta europeia vindo até nós — e o nível apresentado comprovam que estamos fortalecendo uma modalidade que cresce ano após ano.”
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza que o Pan-Americano de Canoagem Maratona marcou um novo capítulo para o esporte sul-mato-grossense. “Trazer o Pan-Americano de Canoagem Maratona para Corumbá é uma conquista histórica para Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que sediamos um evento internacional desse porte na modalidade, com atletas de sete países competindo nas águas do Rio Paraguai. Mato Grosso do Sul já tem um trabalho de referência na canoagem e uma competição dessa magnitude valoriza e dá mais visibilidade aos nossos atletas. Apoiar esse evento significa fortalecer o turismo esportivo e mostrar ao mundo que MS tem coração, talento e estrutura para grandes desafios.”
Brasil é destaque
O Brasil encerrou o Pan-Americano com 16 medalhas de ouro nas 22 provas concluídas, liderando com ampla vantagem o quadro geral e confirmando sua força na modalidade. As demais vitórias foram distribuídas entre Bolívia (2), Chile (1), Argentina (1), Itália (1) e Uruguai (1), mostrando que, embora o Brasil tenha dominado parte das disputas, diferentes países também alcançaram o topo do pódio em categorias específicas.
RESULTADOS OFICIAIS – PAN-AMERICANO DE CANOAGEM MARATONA 2025
Sergio Daniel Veslásquez Farfán (BOL)
Evaldo Augusto Jaeger (BRA)
Victor Isaias Silva Benavides (CHI)
Juliano Darlan Crai Dal Molin (BRA)
Gustavo Moreno de Medeiros Miranda e Figueiró (BRA)
João Paulo Coelho (BRA)
Michel Mattar Altoé (BRA)
Mauricio Eduardo Larroque (ARG)
Wanderley da Silva dos Santos (BRA)
Marcelo Faro Pompeu (BRA)
Wilson Volz (BRA)
Joelson Rocha Ricaldes (BRA)
Marcos Zanghelini (BRA)
Valtemir Nogueira Mendes (BRA)
Wilson Hiroshi Hayashi (BRA)
Rosa Sanches (BRA)
Carmem Lúcia Dias de Andrade Santos (BRA)
Kauê Seben da Rocha (BRA)
Diego Eduardo Altamirano Silva (CHI)
Jhamil Matiaz Cuba Sejas (BOL)
Facundo Ignacio Valenzuela Carreño (CHI)
Benjamín Ignacio Neguiman Pinilla (CHI)
Jazmin Calle Laura (BOL)
Ayme Gutierrez Fritz (CHI)
Zayen Tayul Anticoy Cayuqueo (CHI)
Naelmo de Souza Oliveira (BRA)
Daniel Cavalcanti Hayashi (BRA)
Gabriel Girotto (BRA)
Rafael Sousa da Conceição (BRA)
Fernando Rufino de Paulo (BRA)
Murillo Alves Nogueira (BRA)
Enzo Manoel Bonfim Faustino (BRA)
Samuel Buendía (BOL)
Fabio David Calle Laura (BOL)
Alan Nantes (BRA)
Leonice Vercelheze Friedrich (BRA)
Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges (BRA)
Rafaela Pereira dos Santos Mendes (BRA)
Mauricio Larroque (ARG)
Lautaro Varela (ARG)
Juan Ignacio Concha Araya (CHI)
Mathilde Serena Rosa (ITA)
Bárbara Marinho Azevedo (BRA)
Rudah Caribé Bosi (BRA)
Afonso Rodrigues (BRA)
Esteban Andrés Chueque Lefiman (CHI)
Mauricio Adán Grotiuz (URU)
Raphael dos Santos (BRA)
Patrick Pisoni Loureiro (BRA)
Rafael Sousa da Conceição (BRA)
Lucas Ramão Pereira Ortiz (BRA)
Roberto Geovani Pellin (BRA)
Cecília Faour Coutinho da Silva (BRA)
Leonice Vercelheze Friedrich (BRA)
Vanessa Cristina Paes (BRA)
Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges (BRA)
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.