VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Brasil será representado por cinco atletas no Mundial de Canoagem Oceânica na África do Sul

Competição organizada pela Federação Internacional de Canoagem reúne os melhores do mundo entre os dias 17 e 19 de outubro, em Durban.

13/10/2025 17:29

Brasil será representado por cinco atletas no Mundial de Canoagem Oceânica na África do Sul

Cinco atletas brasileiros vão representar a Confederação de Canoagem Brasileira (CBCa), no Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, durante os dias 17 a 19 de outubro, na cidade de Durban, África do Sul. A competição é organizada pela Federação Internacional de Canoagem (ICF) com premiação em dinheiro no valor de ZAR 200.000 (mais de US$ 11.500).  

 

Os atletas já estão no país treinando, sendo eles: Mario Queiroz tricampeão mundial na Paracanoagem Oceânica, Germana Custódio, Silvio Carvalho, Maria E. F. Matta, Alexandre Lopes Miranda, competindo nas categorias SS1 solo e SS2 dupla. 

 

Alexandre, também conhecido como Alex, vai participar da modalidade Surfski Master D (50-54). “Este é meu segundo mundial. Eu participei do mundial da Madeira ano passado. Este ano eu fiquei em terceiro lugar da categoria no Pan Americano, que foi realizado juntamente com o Molokabra. Nos anos anteriores (23 e 24) eu fui o primeiro colocado da Master D no Pan Americano e Campeonato Brasileiro”, disse Alex.

 

A atleta Germana está participando pela terceira vez em um campeonato Mundial. “Conquistei em 2023 na Austrália a medalha de prata consagrando vice-campeã na paracanoagem. Estou treinando bastante para fazer uma ótima prova”, comentou.

 

+ Confira o boletim completo 

 

Serão três dias de muita competição com provas de distâncias variadas. No percurso A serão 34 km, de Durban Underwater Club (DUC) até Westbrook Beach. No trajeto B serão 28 km, do DUC até Amanzimtoti. No terceiro C terão 25 km, indo do DUC até Umhlanga Rocks e retornando. 

 

Segundo a organização, se as condições previstas para os três dias forem todas semelhantes, a SS1 será realizada no dia 17 (sexta-feira), a SS2 no sábado (18) e uma “eliminatória” de surf no domingo (19). Se o melhor dia previsto for o 2º ou o 3º dia, a SS1 será realizada nesse dia. Caso a SS2 precise ser realizada em um dia anterior à SS1, a SS2 será encurtada.

 

PREMIAÇÃO

Os vencedores das provas individuais masculinas e femininas receberão 26.000 rands sul-africanos (cerca de US$ 1.500) cada, enquanto os melhores remadores masculinos e femininos sub-23 e juniores receberão 5.000 rands sul-africanos cada.  

 

A dupla vencedora de duplas mistas levará para casa 7.000 rands sul-africanos, com os barcos sub-23 e juniores recebendo 2.000 rands sul-africanos. As inscrições para o SS1 ultrapassarem a marca de 500, com 221 participantes inscritos para o SS2.   

 

ATLETAS 

Mario Queiroz

Germana Custódio

Silvio Carvalho

Alexandre Lopes Miranda

Maria E. F. Matta

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.