Competição organizada pela Federação Internacional de Canoagem reúne os melhores do mundo entre os dias 17 e 19 de outubro, em Durban.
13/10/2025 17:29

Cinco atletas brasileiros vão representar a Confederação de Canoagem Brasileira (CBCa), no Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, durante os dias 17 a 19 de outubro, na cidade de Durban, África do Sul. A competição é organizada pela Federação Internacional de Canoagem (ICF) com premiação em dinheiro no valor de ZAR 200.000 (mais de US$ 11.500).
Os atletas já estão no país treinando, sendo eles: Mario Queiroz tricampeão mundial na Paracanoagem Oceânica, Germana Custódio, Silvio Carvalho, Maria E. F. Matta, Alexandre Lopes Miranda, competindo nas categorias SS1 solo e SS2 dupla.
Alexandre, também conhecido como Alex, vai participar da modalidade Surfski Master D (50-54). “Este é meu segundo mundial. Eu participei do mundial da Madeira ano passado. Este ano eu fiquei em terceiro lugar da categoria no Pan Americano, que foi realizado juntamente com o Molokabra. Nos anos anteriores (23 e 24) eu fui o primeiro colocado da Master D no Pan Americano e Campeonato Brasileiro”, disse Alex.
A atleta Germana está participando pela terceira vez em um campeonato Mundial. “Conquistei em 2023 na Austrália a medalha de prata consagrando vice-campeã na paracanoagem. Estou treinando bastante para fazer uma ótima prova”, comentou.
Serão três dias de muita competição com provas de distâncias variadas. No percurso A serão 34 km, de Durban Underwater Club (DUC) até Westbrook Beach. No trajeto B serão 28 km, do DUC até Amanzimtoti. No terceiro C terão 25 km, indo do DUC até Umhlanga Rocks e retornando.
Segundo a organização, se as condições previstas para os três dias forem todas semelhantes, a SS1 será realizada no dia 17 (sexta-feira), a SS2 no sábado (18) e uma “eliminatória” de surf no domingo (19). Se o melhor dia previsto for o 2º ou o 3º dia, a SS1 será realizada nesse dia. Caso a SS2 precise ser realizada em um dia anterior à SS1, a SS2 será encurtada.
PREMIAÇÃO
Os vencedores das provas individuais masculinas e femininas receberão 26.000 rands sul-africanos (cerca de US$ 1.500) cada, enquanto os melhores remadores masculinos e femininos sub-23 e juniores receberão 5.000 rands sul-africanos cada.
A dupla vencedora de duplas mistas levará para casa 7.000 rands sul-africanos, com os barcos sub-23 e juniores recebendo 2.000 rands sul-africanos. As inscrições para o SS1 ultrapassarem a marca de 500, com 221 participantes inscritos para o SS2.
ATLETAS
Mario Queiroz
Germana Custódio
Silvio Carvalho
Alexandre Lopes Miranda
Maria E. F. Matta
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.