Competição será disputada durante o Molokabra, nas cidades de Fortaleza e Caucaia (CE).
16/09/2025 19:15

Boa notícia para a canoagem nacional. Fortaleza e Caucaia, no Ceará, foram confirmadas pela Federação Internacional de Canoagem (ICF) como palco da etapa brasileira da Copa do Mundo de Canoagem Oceânica 2026, que acontecerá durante o tradicional Molokabra, principal prova da modalidade nas Américas. Reconhecidas mundialmente por suas condições naturais ideais para a canoagem, as cidades já receberam grandes competições e agora entram no calendário oficial do circuito mundial.
Para o proximo ano já foram confirmadas 04 etapas das Copas do Mundo de Canoagem Oceânica, sendo:
Copa do Mundo 1 – Kuantan, Pahang – Malásia: julho de 2026
Copa do Mundo 2 – Teva I Uta, Taiti: 31 de julho a 02 de agosto de 2026
Copa do Mundo 3 – Molokabra, Fortaleza – Brasil: setembro de 2026
Copa do Mundo 4 – La Run, Ilha da Reunião – França: 09 a 15 de novembro de 2026
Segundo a Federação Internacional, a Canoagem Oceânica está entrando em uma nova era. O circuito de 2026 traz investimentos inéditos, com orçamentos que já ultrapassam os 500 mil euros em algumas etapas, que aumentam a competitividade e a visibilidade internacional da modalidade.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, o anúncio é histórico: “Receber uma Copa do Mundo mostra o quanto o Brasil se tornou protagonista na canoagem oceânica. É um reconhecimento ao trabalho dos organizadores, dos atletas e de todos que acreditam no potencial do nosso país para estar entre os maiores do mundo.”
Além de consolidar o Brasil no mapa mundial do esporte, a etapa brasileira será uma vitrine para novos talentos e uma oportunidade única de aproximar o público da canoagem. O Molokabra 2026 promete oferecer uma experiência inesquecível para atletas, espectadores e toda a comunidade esportiva, agora não só para as Américas, mas para todo o mundo.
Referência para a modalidade
O Molokabra, evento escolhido para sediar a etapa da Copa do Mundo de 2026 no Brasil, já se consolidou como referência, tendo recebido recentemente o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica em 2025, dominado por atletas do nosso país. Esses eventos, além de comprovarem a força nacional na modalidade, reforçaram a experiência das cidades-sede e de seus organizadores na realização de competições de alto nível, garantindo infraestrutura, logística e condições ideais para os atletas.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.