Lagoa Santa (MG), equipe da casa, conquista o título por equipes na Canoagem Velocidade e o IBRES(DF) vence a Paracanoagem no maior encontro anual da modalidade.
09/09/2025 14:19
O domingo (31) marcou o encerramento da edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, realizado em Lagoa Santa (MG). O último dia foi reservado às eletrizantes provas de 200 e 500 metros, além das disputas da Paracanoagem, que levaram emoção e alto nível técnico para o público presente na cidade mineira e para quem prestigiou nos canais de transmissão.
A competição confirmou o favoritismo de grandes nomes da Seleção Brasileira, mas também apresentou a força da nova geração, consolidando-se como a principal do calendário nacional na categoria. Ao todo, foram 518 atletas inscritos, representando 40 clubes de 10 diferentes estados, em um verdadeiro encontro do esporte brasileiro com representantes de todas as regiões do país.
Resultados
Na Canoagem Velocidade, a festa foi da equipe da casa. Lagoa Santa (MG) conquistou o título geral com 583 pontos, seguida pela ACC, de Ubaitaba-BA, com 480 pontos, e pela ACI, de Itacaré-BA, que somou 448 pontos.
Já na Paracanoagem, o grande destaque foi o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), de Brasília-DF, que alcançou uma campanha histórica com 52 pontos. O pódio geral foi completado pelo ICL, de Londrina-PR e pela ANC Canoagem, de Curitiba-PR, ambos com 20 pontos.
Entre os grandes momentos da competição esteve a vitória de Gabriel Assunção nos 1000m da categoria Sênior, superando o campeão olímpico Isaquias Queiroz, que vinha de seis conquistas consecutivas na prova. Isaquias, por sua vez, ressaltou a evolução da modalidade no Brasil. “Estamos vendo todo o trabalho de evolução da canoagem no país, com a CBCa e o Comitê Olímpico Brasileiro dando todo apoio. Consegui fazer uma carreira com muitas medalhas e, graças a Deus, isso refletiu no crescimento da modalidade e das crianças. Ver o Gabriel ganhando de mim, indo para o Mundial e fazendo uma boa prova, além do Jacky também, inspira a garotada e reforça o crescimento da canoagem. No meu caso, já estou pensando em encerrar após 2028, que será minha última Olimpíada”, afirmou.
A nova geração, inclusive, mostrou sua força em Lagoa Santa. Guilherme Neri, atleta do clube anfitrião e uma das revelações nacionais, conquistou o ouro no C2 Júnior 500m ao lado de Lucas Espírito Santo, da seleção brasileira de base. “Hoje desci ao lado do meu parceiro Lucas e ficamos em 1°. Infelizmente perdi as outras provas devido a um acidente nas eliminatórias que me causou uma lesão na perna. A condição só veio neste último dia porque a dor foi passando. Não desistimos nunca. O C2 está muito bem alinhado com o Lucas e fizemos uma ótima prova garantindo o primeiro lugar. Competir e ganhar em casa é muito bom. O pessoal se diverte, apoia e é muito unido. É muito bom perceber isso”, disse o jovem.
Outro nome que chamou atenção foi Nicolas Emanuel Oliveira da Luz, do clube APRC (BA), que com apenas 14 anos conquistou cinco medalhas em seu segundo Campeonato Brasileiro. “Tenho que agradecer a Deus. Foi muito treino e dedicação. Agradeço a todos do meu clube também. Estou muito feliz com essas conquistas”, comentou.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto, destacou a importância da renovação. “É uma enorme satisfação ver clubes de todas as regiões do Brasil trazendo jovens talentos e formando a nova geração do nosso esporte. O Campeonato Brasileiro mostrou não apenas a força da base, mas também a capacidade de renovação, com atletas que já se destacam lado a lado com nossos campeões olímpicos. Essa diversidade é o que fortalece e projeta o futuro da nossa modalidade.”
Paracanoagem Consolidada
Na Paracanoagem, atletas que disputaram o Mundial da Itália na última semana chegaram motivados e voltaram a brilhar em solo brasileiro. Leonice Friedrich celebrou o título no KL2 em seu retorno ao país: “Ainda cansada do Mundial, fiz uma boa colocação lá fora e agora é uma honra representar meu clube aqui no Brasileiro. Remei a canoa e peguei o 1º lugar em uma embarcação que ainda não treino.”
Gabriel Porto confirmou o favoritismo e manteve a hegemonia no KL3: “Mais uma vez campeão brasileiro. Já havia sido em 2024 e defendi meu título com sucesso.” Já Flávio Reitz alcançou sua primeira conquista nacional no KL2: “Muito Feliz. Pela primeira vez sou campeão brasileiro. Das outras vezes bati na trave e consegui fazer um tempo semelhante ao Mundial de Milão. Agora é celebrar e relaxar algumas semanas antes de voltar a treinar pensando na próxima temporada.”
Do Sul ao Norte
A força da canoagem paraense também esteve representada pela equipe Canoagem Xingu, de Altamira (PA), que subiu ao pódio nesta edição. Em tom de agradecimento, os dirigentes exaltaram o apoio da CBCa e destacaram a importância da competição para o desenvolvimento regional: “Estamos muito satisfeitos com o que fizemos no Campeonato Brasileiro. Tivemos pódios importantes, a classificação de um paracanoísta e conseguimos elevar o nível da nossa equipe. Esse resultado só foi possível graças ao apoio da Confederação Brasileira de Canoagem e dos clubes parceiros, que nos ajudaram nos momentos difíceis. Saímos fortalecidos e motivados para seguir trabalhando pelo crescimento da canoagem no Xingu e no Pará.”
Com o encerramento em Lagoa Santa, a CBCa celebra mais uma edição de sucesso do Campeonato Brasileiro, que reafirma o crescimento da Canoagem Velocidade e da Paracanoagem no país, projetando uma base cada vez mais forte e preparada para as próximas competições internacionais.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.