VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Ana Sátila retorna às aguas com bom desempenho na etapa do ICF Ranking em Praga

Brasileira disputou finais no K1 e C1 em sua primeira competição internacional após Paris 2024.

18/08/2025 20:25

Ana Sátila retorna às aguas com bom desempenho na etapa do ICF Ranking em Praga

A “incansável olímpica” Ana Sátila voltou às águas internacionais no último fim de semana (15 a 17 de agosto), participando da etapa do ICF Canoe Slalom World Ranking Competition, em Praga – República Tcheca. Recuperada de uma crise renal que a afastou das provas às vésperas da etapa da Copa do Mundo em La Seu d’Urgell (Espanha), a canoísta brasileira mostrou um ótimo ritmo e chegou perto do pódio em sua reestreia.

 

Na sexta-feira (15), Sátila começou performando no slalom curto. No K1, registrou 51s58 em uma descida limpa e garantiu a 4ª colocação – ficando a menos de um segundo do bronze. No C1, também esteve entre as primeiras colocadas, concluindo a final em 6º lugar com 56s54, novamente sem penalidades.

 

De acordo com o técnico Ettore Ivaldi, os resultados reforçam o início consistente de um novo ciclo.

 

“O retorno de Ana às competições era uma grande incógnita. Hoje, depois de quase um ano, ela volta a competir internacionalmente e consegue chegar às duas finais. Foi um bom feedback, principalmente porque ainda não tínhamos nenhuma referência após tudo o que aconteceu em Paris. Podemos dizer que demos o primeiro passo”, avaliou.

 

No sábado (16), a brasileira voltou a garantir presença nas decisões das duas categorias. No C1, fez ótima fase classificatória e avançou com o segundo melhor tempo. Na final, no entanto, sofreu uma penalização de 50 segundos na porta 12 e finalizou em 11º lugar. Já no K1, realizou mais uma descida sem penalidades (98.63s) e terminou na 8ª posição, apenas três segundos atrás da zona de medalhas.

 

“Tivemos um bom retorno, chegando às finais nas duas provas com certa facilidade. Agora vamos fazer os ajustes finais ao longo deste mês antes do Campeonato Mundial. Estamos no caminho certo”, destacou o técnico.

 

Além de Ana, o Brasil também contou com a participação de Omira Estácia, que representou o país nas fases classificatórias do K1 (112.73s, +4 de penalidade) e do C1 (122.82s, +6 de penalidade). A atleta não avançou às finais, mas somou ritmo competitivo pensando nas próximas etapas da temporada.

 

No domingo (17), Ana e Omira participaram do time trial do Caiaque Cross feminino, encerrando a participação brasileira fora do top 40 e sem vaga nas fases eliminatórias.

 

Apesar de não ter subido ao pódio, o retorno positivo de Ana em Praga é um importante primeiro passo neste novo ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. 

 

Seguindo em solo europeu, ela se prepara para a 4° etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, em Liubliana - Eslovênia, no final deste mês. 

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.

Ana Sátila retorna às aguas com bom desempenho na etapa do ICF Ranking em Praga || CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem | CBCa