Brasileiro ganha experiência competindo ao lado da elite internacional e segue focado na busca por evolução e presença constante no cenário mundial.
14/07/2025 14:20
O brasileiro Vitor Eduardo Carneiro encerrou sua participação no Campeonato Mundial Sub-23 de Canoagem Slalom, disputado em Foix, na França, sem avançar para as fases finais das provas, mas com uma bagagem valiosa para os próximos desafios. No último sábado (12), o atleta competiu no time-trial do caiaque cross e ficou com a 61ª colocação, com o tempo de 59.09 segundos — 8.47s acima do melhor tempo do dia, registrado pelo britânico Sam Leaver (50.62s). Apenas os 32 primeiros avançaram para as baterias classificatórias da prova.
Os campeões da prova foram Sam Leaver, da Grã-Bretanha, e os tchecos Matyas Novak e Jakub Krejci, que completaram o pódio com os tempos de 50.62s, 50.92s e 51.06s, respectivamente.
Mais cedo na competição, Vitor também havia disputado a prova de K1 Sub-23, onde cravou 98.69 segundos (incluindo penalidades), ficando com a 59ª colocação geral. O campeão foi o francês Titouan Castryck, com o tempo total de 81.28 segundos, seguido por Xabier Ferrazzi (ITA) com 81.42s, e Manel Contreras (ESP) com 82.81s.
O atleta destacou os pontos que tem trabalhado após análise técnica da sua performance, com foco na seletiva nacional e no futuro entre os sêniores. “Estou buscando melhorar minha postura, a qualidade da remada, colocar mais água na pá, antecipar as manobras, mudar o ritmo conforme o tipo de corredeira... Tudo isso exige cabeça, estratégia e leitura da água”, detalhou.
Apesar dos resultados, Vitor valorizou a experiência e ressaltou o aprendizado adquirido para os próximos desafios que virão. Residente na França, ele segue focado no seu desenvolvimento técnico com os olhos voltados às futuras competições internacionais e seletivas nacionais no Brasil.
“Competi ao lado dos melhores do mundo e isso, por si só, já é uma grande experiência. Claro que quero estar mais à frente nos resultados, e por isso sigo trabalhando firme para evoluir em cada detalhe. Vou buscar corrigir o que for preciso e continuar focado, porque meu objetivo é estar sempre entre os melhores e chegar forte para disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos, tanto em Los Angeles 2028 quanto em 2032”, finalizou.
Brasil sempre presente
A participação de atletas brasileiros em competições de alto nível, como o Mundial Júnior e Sub-23, é fundamental para o desenvolvimento técnico da modalidade no país. Estar presente entre os melhores do mundo fortalece a canoagem nacional, amplia o intercâmbio esportivo e contribui para a formação de uma geração cada vez mais preparada para os grandes desafios do calendário internacional.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.