Projeto contará com apoio de emendas parlamentares e parceria entre prefeituras, CBCa e o deputado estadual Matheus Vermelho.
08/07/2025 17:55
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) iniciou um novo ciclo de expansão da Canoagem Velocidade no estado do Paraná. Nesta semana, representantes da entidade visitaram cidades das regiões Oeste e Sudoeste do estado para apresentação técnica e institucional de um projeto voltado à implantação de núcleos de base da modalidade.
A iniciativa envolve diretamente os municípios de Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu e São Jorge d’Oeste, e é fruto de uma parceria entre a CBCa, as prefeituras locais e o deputado estadual Matheus Vermelho. As visitas foram conduzidas pelo supervisor da Canoagem Velocidade da CBCa, Álvaro Koslowski, e pelo assessor de imprensa da entidade, Fábio Canhete.
Em cada cidade, a comitiva foi recebida pelos prefeitos, secretários municipais de esportes e lideranças locais. Foram realizadas visitas técnicas aos locais onde serão implantados os núcleos de treinamento, todos com grande potencial hídrico e estrutura básica disponível para a prática da modalidade. Em Santa Helena, por exemplo, as atividades deverão ocorrer na Prainha Municipal; em Santa Terezinha de Itaipu, na área do terminal turístico; e em São Jorge d’Oeste, na região do alagado próximo ao Centro de Convivência.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, destacou a importância da articulação entre as prefeituras, o deputado Matheus Vermelho e a CBCa. “Essa parceria a várias mãos é fundamental. Quando cada um faz sua parte, conseguimos ampliar o acesso à canoagem e criar uma base sólida para a modalidade crescer”, afirmou Girotto.
Ele também ressaltou que a abertura de novos núcleos representa um investimento estratégico no futuro do esporte. “Abrir novos núcleos nos ajuda a pensar a canoagem para os próximos ciclos olímpicos. Se for feito um bom trabalho na base, com estrutura e formação, certamente veremos talentos surgindo dessas cidades”, concluiu o presidente.
O modelo proposto prevê que as prefeituras entrem com a cessão do espaço e a designação de professores locais, enquanto o deputado Matheus Vermelho garantirá, por meio de emendas parlamentares, a aquisição de embarcações e equipamentos. Já a CBCa ficará responsável pela capacitação técnica e acompanhamento pedagógico, ofertando treinamentos intensivos aos profissionais envolvidos.
“É com orgulho que contribuímos com a retomada e expansão da canoagem no Paraná. Como presidente da Comissão de Turismo e vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, acredito na força do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento e promoção do estado. Por isso, destinou emendas para viabilizar equipamentos em cada cidade participante do projeto”, afirmou o deputado Matheus Vermelho.
A ação prevê uma parceria com a Federação Paranaense de Canogem que está estudando a replicação de novos centros esportivos também na Canoagem Slalom e Paracanoagem. O presidente da Fepacan João Emerson dos Santos Kondo, analisa a ação como importante para o desenvolvimento do esporte no Paraná. "Quanto mais forças tivermos para ampliar o esporte aqui no nosso estado será importante, estamos fazendo um amplo trabalho com eventos estaduais, fortalecemos muito a nossa presença nos últimos anos em parceria com o Governo do Estado do Paraná através dos Jogos de Aventura e Natureza, e agora tendo a possibilidade de termos mais escolas de canoagem fortalecerá ainda mais o nosso esporte", diz.
Para o supervisor da modalidade, Álvaro Koslowski, o Paraná vive um momento promissor na canoagem. “O que vimos nas três cidades foi um grande entusiasmo por parte dos gestores e da comunidade. Existe estrutura, apoio político e agora, com o suporte técnico da CBCa, temos todos os elementos para revelar novos talentos e ampliar a presença da modalidade no estado”, declarou.
O projeto prevê ainda que os professores selecionados participem de um período de formação técnica com Lauro de Souza Jr., treinador do medalhista olímpico Isaquias Queiroz, em Lagoa Santa (MG), sede de referência da Canoagem Velocidade no país.
Nos próximos dias, a CBCa, em conjunto com os municípios e os gabinetes locais, dará início ao processo de seleção dos profissionais e das primeiras turmas de alunos. A expectativa é que os núcleos comecem a operar ainda neste segundo semestre de 2025. A ação prevê uma parceria com a Federação Paranaense de Canogem que está estudando a replicação de novos centros esportivos também na Canoagem Slalom e Paracanoagem. Em o presidente da Fepacan João Emerson dos Santos Kondo,
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.