VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Paracanoagem
Brasil celebra a manutenção do programa que rendeu quatro medalhas na Paralimpíada de Paris.
07/07/2025 10:55
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) confirmou a inclusão de 10 provas de Paracanoagem no programa dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. A decisão foi recebida com entusiasmo pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), especialmente após o excelente desempenho da delegação nacional em Paris 2024.
O programa manterá as mesmas provas da edição anterior, com seis disputas de caiaque e quatro de canoa, assegurando a paridade de gênero — serão 100 vagas distribuídas igualmente entre homens e mulheres (50 para cada).
“Recebemos com grande satisfação a confirmação da Paracanoagem no programa de Los Angeles 2028, com a manutenção das dez provas e a garantia da igualdade de gênero. O Brasil tem sido destaque na modalidade e seguimos firmes neste início de ciclo paralímpico. Nossa seleção já apresentou um excelente desempenho na etapa da Copa do Mundo e está focada na preparação para o Campeonato Mundial na Itália. O objetivo é claro: manter o Brasil entre as principais potências da Paracanoagem mundial”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Giroto.
As provas acontecerão no tradicional Marine Stadium, em Long Beach, na Califórnia (EUA), e marcará a quarta participação consecutiva da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos, desde a estreia em 2016 no Rio.
Programa confirmado para Los Angeles 28:
• Masculino: KL1, KL2, KL3, VL2, VL3
• Feminino: KL1, KL2, KL3, VL2, VL3
John Edwards, presidente do Comitê de Paracanoagem da Federação Internacional de Canoagem (ICF), comemorou a manutenção do programa de Paris: “Fico satisfeito que o IPC tenha concordado em manter as 10 provas com medalhas. Claro que solicitamos a inclusão do VL1, que infelizmente não foi aprovada, mas seguimos firmes na missão de ampliar a participação e a visibilidade da Paracanoagem.”
A permanência do programa reforça o crescimento global da modalidade e reconhece a sua diversidade: em Paris 2024, pela primeira vez os cinco continentes estiveram representados no quadro de medalhas da Paracanoagem.
Brasil brilhou na última
O Brasil teve uma participação histórica na Paracanoagem nos Jogos de Paris 2024, com quatro atletas subindo ao pódio:
Fernando Rufino – Medalha de ouro no VL2 200m
Luis Carlos Cardoso – Medalha de prata no KL1 200m
Igor Tofalini – Medalha de prata no VL2 200m
Miqueias Rodrigues – Medalha de bronze no KL3 200m
O desempenho consolidou nosso país como uma das potências da modalidade, fruto de um trabalho contínuo de formação e apoio aos atletas com algum tipo de deficiência.
Próximos passos
Neste novo ciclo, a Paracanoagem já retornou às competições internacionais após os Jogos Paralímpicos: em maio, foi disputada a Primeira Etapa da Copa do Mundo na Polônia, onde o Brasil conquistou sete medalhas. Em agosto, está agendado a disputa do Mundial, na Itália.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.