VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

CBCa e FAS implantam núcleos de fomento à canoagem em comunidades do Amazonas

Projeto Canoagem Amazonas Sustentável avança com parceria entre CBCa e FAS para desenvolver núcleos permanentes em comunidades ribeirinhas do Amazonas.

02/07/2025 17:00

CBCa e FAS implantam núcleos de fomento à canoagem em comunidades do Amazonas

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) deu mais um passo estratégico para o fortalecimento da modalidade na região Norte ao apresentar oficialmente os três novos núcleos do projeto Canoagem Amazonas Sustentável. A iniciativa foi conduzida pelo diretor-geral da CBCa, Rodrigo Miranda, e pelos supervisores das Modalidades Canoagem Slalom - Leonardo Bueno; e Canoagem Velocidade – Álvaro Koslowski, que estiveram no Amazonas para acompanhar de perto o processo de implantação. A visita contou com a presença do coordenador da Canoagem Amazônica, Pedro Aversa, a quem foi apresentado todo o plano técnico e operacional dos núcleos. Durante as visitas e reuniões o Presidente da Federação de Canoagem do Estado do Amazonas, Allan  Costa, esteve presente e acompanhando todos os detalhes da implantação.

 

Os núcleos permanentes estão sendo implantados nos municípios de Manaus (Três Unidos), Iranduba (Tumbira) e São Gabriel da Cachoeira, com foco no atendimento de 120 jovens entre 10 e 18 anos, por meio da oferta de estrutura, equipamentos e formação técnica. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com recursos viabilizados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

Como parte desse processo, foram realizadas capacitações técnicas das modalidades ofertadas, sendo de Canoagem Velocidade, com atividades práticas e teóricas em Manaus, na Praia da Ponte Negra e na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM). Ministrado por Álvaro Acco Koslowski, supervisor e gerente de Alto Rendimento da Canoagem Velocidade da CBCa e ex-atleta olímpico. E de Canoagem Slalom em São Gabriel da Cachoeira, na Orla da Praia e na Sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), ministrado por Leonardo Gonçalves Bueno, supervisor de Canoagem Slalom da CBCa. As capacitações abordaram fundamentos técnicos da modalidade, planejamento de treinos, preparação física e programas de iniciação esportiva.

 

 

Segundo Pedro Aversa, a visita técnica aos núcleos foi essencial para verificar o potencial local e reforçar o compromisso institucional com o projeto. “Visitamos as comunidades de Três Unidos, Tumbira e São Gabriel da Cachoeira, onde estão sendo estruturados os núcleos de Canoagem de Velocidade e Canoagem Salom, respectivamente. A experiência foi extremamente positiva. Alguns jovens já desenvolviam a prática da canoagem com os recursos que tinham à disposição. Com a chegada do projeto, temos certeza de que dali sairão grandes talentos da canoagem brasileira”, afirmou.

 

Em São Gabriel da Cachoeira, o foco foi na formação do treinador Ary Rodrigues, que assumirá a condução do núcleo local da Canoagem Slalom. A riqueza cultural e a familiaridade das comunidades com o ato de remar são fatores que facilitam a adaptação às técnicas esportivas e indicam um caminho promissor para o surgimento de atletas de alto rendimento. Já em Três Unidos e Tumbira, as atividades serão conduzidas por Nivaldo Oliveira e Deuzinei Braga nos núcleos de Canoagem Velocidade.

 

Com duração prevista de 24 meses, o projeto oferece não apenas a formação de atletas e treinadores, mas também busca promover a inclusão social, o respeito às tradições locais e a preservação ambiental, valores alinhados à missão da FAS e à atuação da CBCa.

 

 

As atividades nos núcleos contarão com visitas periódicas dos supervisores técnicos da Confederação, além de estrutura logística e segurança para garantir o acesso e o bom funcionamento dos treinamentos. O trabalho em campo também prevê o monitoramento constante do desempenho técnico e social das comunidades envolvidas.

 

“Estamos levando a Canoagem Olímpica para o coração da Amazônia, respeitando a cultura local, apostando na força dessas comunidades e conectando esporte com sustentabilidade. Esse é um passo histórico para o esporte brasileiro”, destacou Rafael Girotto, presidente da CBCa.

 

A CBCa reforça seu compromisso com o crescimento nacional da canoagem, com prioridade para regiões estratégicas como a Amazônia, que une vocação natural, cultura náutica e potencial humano. O Projeto Canoagem Amazonas Sustentável é mais do que um programa esportivo – é uma aliança entre o esporte e a transformação social, nascida à beira dos rios.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.