VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Fortaleza recebe Campeonato Pan-americano e II Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica

Competição deve atrair recorde de atletas e reforça o Estado do Ceará como destino de referência na modalidade.

27/06/2025 19:40

Fortaleza recebe Campeonato Pan-americano e II Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica

Entre os dias 22 e 31 de agosto, as cidades de Fortaleza e Caucaia, no Ceará, sediarão o Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica 2025, que acontece em conjunto com o Campeonato Brasileiro II Etapa, dentro da programação oficial do Molokabra Downwind, que chega à sua 7ª edição.

 

Com percurso aproximado de 30 a 32 quilômetros, as disputas serão realizadas em três etapas decisivas, nos dias 25, 27 e 29 de agosto, conectando dois dos pontos mais emblemáticos do litoral cearense: a largada será na Praia do Mucuripe, em Fortaleza, e a chegada na Praia do Cumbuco, em Caucaia. Além das provas, a programação prevê cerimônias, atividades técnicas, clínicas e eventos culturais. Considerando todas as Disciplinas presentes no MolokaBRA 2025, são 12 países representados no evento.

 

Para Alexandre Nogueira, presidente da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) e um dos principais articuladores do Molokabra, sediar novamente o Pan-Americano é mais do que uma conquista. “O Brasil ocupa uma posição de vanguarda na Canoagem Oceânica, não só pelo número de atletas, mas pela diversidade geográfica em que a modalidade se desenvolve. Ter um evento deste porte reafirma o protagonismo do país e mostra que aqui a canoagem oceânica é praticada em alto nível”, concluiu Nogueira.


A edição deste ano deve contar com um número recorde de inscritos, ampliando ainda mais a visibilidade internacional do campeonato. Estão confirmados atletas dos Estados Unidos, Argentina, Guiana Francesa e Canadá, com expectativa de participação também de países como Uruguai, Chile e México.

 

A presença de observadores da Federação Internacional de Canoagem (ICF) reforça o compromisso da organização com padrões técnicos e estruturais de excelência. “Esse reconhecimento aumenta nossa responsabilidade e mostra que estamos no caminho certo para colocar o Brasil em posição de destaque no cenário mundial”, afirma o presidente da ASUPCE.

 

O Molokabra já se consolidou como uma das principais competições de Canoagem Oceânica da América Latina, atraindo atletas experientes e novos talentos do continente. O campeonato reúne categorias individuais e em duplas, com participantes divididos por faixa etária, do sub-18 aos veteranos da categoria master, além da presença da paracanoagem.

 

Um dos nomes mais experientes da Canoagem Oceânica no Brasil, Luiz Wagner Pecoraro participou de todas as edições do Molokabra e conhece como poucos o percurso entre Fortaleza e Caucaia. “A estrutura é muito boa, o ambiente é acolhedor e a chegada sempre vem com um sorriso no rosto. É um privilégio ter um evento internacional desse nível no Brasil,” afirma o atleta.

 

O atleta vê nas etapas internacionais realizadas no Brasil um fator decisivo para o crescimento da modalidade no país. Segundo ele, a repetição de eventos de alto nível em raia já conhecida por atletas estrangeiros reforça o reconhecimento internacional. “Já fizemos Pan-Americanos aqui e agora falamos em sediar até uma Copa do Mundo. Isso mostra o quanto o esporte amadureceu. A visibilidade atrai novos praticantes, movimenta clubes, amplia o mercado e eleva o nível técnico de todos,” fala Pecoraro.

 

O campeão geral do Molokabra em 2022, Alexandre Felipe do Nascimento Ferreira retorna à disputa conciliando os treinos com a vida profissional como médico e a recente paternidade. “É um desafio manter a rotina, mas sigo motivado. Já participei de várias edições e posso dizer com segurança: essa é uma das melhores provas do mundo, tanto pela estrutura quanto pela experiência única que proporciona aos atletas. É uma honra competir em casa, representando o Brasil diante de tantos países,” diz Alexandre.

 

Com passagens por mundiais na França, Portugal, Ilhas Canárias, Hong Kong e Taiti, o atleta não hesita ao valorizar o evento brasileiro: “Sem dúvida, acredito que a competição em Fortaleza oferece as melhores condições possíveis, unindo alto nível técnico e uma conexão única com a natureza. Para mim, o Molokabra é a melhor prova de downwind do mundo,” conclui o atleta.

 

O evento é organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e chancela oficial da Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC). Serão montadas arenas em Fortaleza e na Praia do Cumbuco, em frente à Pousada Windtown, que concentrará as atividades de apoio e o encerramento geral da competição.

 

+ CONFIRA O BOLETIM COMPLETO

 

PROGRAMAÇÃO:

-Sexta-feira (22/08): 18h - Abertura Oficial

-Sábado (23/08): 9h - Treino Oficial. Largada da Cidade de Fortaleza e chegada na Praia do Cumbuco na Cidade de Caucaia.

-Segunda (25/08): Provas Oficiais

-Quarta-feira (27/08): Provas Oficiais

-Sexta- feira (29/08): Provas Oficiais

- Sábado (30/08): Premiações.

 

No domingo (24/08), terça-feira (26/08), quinta-feira (28/08) haverá opção de sessão de fisioterapia, descanso, lazer ou passeios turísticos. Interessados poderão realizar Workshops e testes de Equipamentos disponibilizados por empresas parcerias, palestras e clínicas previstas na programação.

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.

Fortaleza recebe Campeonato Pan-americano e II Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica || CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem | CBCa