VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Cidade de Três Rios – RJ recebeu I etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting

Competição movimentou a cidade com disputas intensas e integração entre esporte, turismo e natureza

15/04/2025 12:05

Cidade de Três Rios – RJ recebeu I etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting

A cidade de Três Rios no Rio de Janeiro recebeu, no último fim de semana, a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4, em uma competição marcada por disputas emocionantes. Realizado com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal de Três Rios e da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento demonstrou o crescimento técnico e estrutural da modalidade no país, além de posicionar o município como referência para futuras edições.

 

O destaque no Sênior Masculino foi a equipe Tuná Rafting, de Piracicaba, que garantiu o título com 288 pontos, superando as fortes equipes Bozo D’Água (282) e Brotas Bozo (240), ambas equipes da cidade de Brotas (SP). No Feminino, as atletas da Girls in Action (Brotas-SP) venceram com 292 pontos, seguidas de perto pelo time Pepira Girl (278), equipe também da cidade de Brotas.

 

A categoria Master consagrou o time Bozo Master, de Brotas, com a pontuação de: 300 pontos. A Juquitiba (SP) também teve representação sólida, com duas equipes do Rio Abaixo completando o pódio. A equipe Rio Abaixo 2 ficou na segunda colocação com 262 pontos, enquanto a Rio Abaixo 1 somou 248 e terminou em terceiro lugar.

 

Entre os jovens, a Tribo Pepira venceu a categoria Sub-23 com 288 pontos. E na categoria Mista, a Bozo D’Água ficou em primeiro lugar, seguido por Meninos do Rio e Pepira Team. O ParaRafting teve presença especial da ASCAPI de Piracicaba, que somou 300 pontos e contribuiu com representatividade e inclusão ao evento.

 

O sucesso da etapa, no entanto, não se resumiu aos resultados. Apesar de desafios climáticos, como a cheia repentina do Rio Paraibuna, que obrigou a organização a transferir parte das provas para o Rio Paraíba do Sul, no centro da cidade, a logística foi conduzida com agilidade e segurança. A mudança demandou uma operação de emergência que contou com o suporte técnico de profissionais fundamentais na rápida remontagem das pistas.

 

Segundo Verônica Medici, supervisora da modalidade de rafting, o evento foi resultado de um trabalho de meses de articulação. “Tivemos uma estrutura impecável graças ao apoio da prefeitura e de diferentes secretarias, e também a secretaria de Meio Ambiente, que nos forneceu tudo o que foi necessário — desde espaços físicos até segurança e logística. O trabalho de arbitragem impressionou pela agilidade e organização. Foi uma etapa que se engrandeceu muito”, destacou a supervisora.

 

Além do apoio governamental, a etapa contou com parcerias da iniciativa privada e instituições locais como patrocinadores auxiliando na divulgação do evento, suporte logístico e sendo essenciais para viabilizar a estrutura.

 

Outro ponto alto foi a realização das provas dentro de uma área de preservação ambiental: o Revismep — Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba. Com autorização do INEA, o local sediou as provas do RX e contou com ações de educação ambiental, integrando esporte e consciência ecológica.


A organização agradece, de forma especial, aos patrocinadores que acreditaram no projeto e contribuíram para a realização desta etapa: Fazenda Bemposta, Bramil Supermercados, Giu Ribeiro, Big Water Brasil, Infláveis Remar, Nossa FM 87.7, Sicomércio RJ Três Rios, Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba RJ, Hotel Comendador, Restaurante Luancas, Condessa Turismo e CDL Três Rios. Com comprometimento, cada um teve um papel essencial para que a experiência fosse inesquecível para os atletas.

Com energia positiva, a cidade de Três Rios já desponta como candidata a se tornar sede fixa de etapas nacionais. “A intenção da prefeitura é que a cidade entre de forma permanente no calendário anual do campeonato. Pelo apoio e pela entrega desta etapa, estão mais do que credenciados”, concluiu Verônica.


+Confira os resultados completos


Resultados
Senior Masculino
Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º Tuná Rafting Piracicaba 288

2º Bozo D`água Brotas 282

3º Brotas Bozo Brotas 240


Feminino

Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º Girls in Action Brotas 292

2º Pepira Girl Brotas 278

 

Master

Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º Bozo Master Brotas 300

2º Rio Abaixo 2 Juquitiba 262

3º Rio Abaixo 1 Juquitiba 248

 

Sub 23

Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º Tribo Pepira Brotas 288

2º Pepira Boys Brotas 282

 

Mista

Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º Bozo D`água Brotas 300

2º Meninos do Rio Brotas 270

3º Pepira Team Brotas 235

4º Pepira D`água Brotas 230

 

ParaRafting

Colocação/Equipe/Cidade/TOTAL de pontos

1º ASCAPI Piracicaba 300

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.

Cidade de Três Rios – RJ recebeu I etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting || CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem | CBCa