Vários clubes subindo no pódio e dobradinha de Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção com novidade técnica foram os destaques da competição em Lagoa Santa-MG.
13/04/2025 18:35
O último dia de competições da Copa Brasil de Canoagem Velocidade foi marcado por disputas intensas nas provas de 500 metros, nas categorias Júnior, Master, Sênior e Cadete, nas águas da Lagoa Central, em Lagoa Santa (MG).
Após três dias de um intenso final de semana, os clubes mais bem colocados na Copa Brasil de Canoagem Velocidade 2025 demonstraram grande desempenho técnico e consistência ao longo da competição. O clube da casa, Lagoa Santa-MG foi o grande campeão, conquistando o 1º lugar com expressivos 1062 pontos e 30 medalhas, muito à frente dos demais. Em 2º lugar ficou o CRC (Clube de Regatas Cascavel- PR), com 440 pontos, seguido de perto pela ACI (ACI Canoagem de Itacaré - BA), que alcançou o 3º lugar somando 400 pontos. A PMSC (Siqueira Campos - SP) garantiu a 4ª colocação com 282 pontos, enquanto o ACC (Associação Cacaueira de Canoagem - BA) fechou o top 5 com 230 pontos, consolidando-se também entre as principais forças da canoagem nacional.
Entre os destaques do evento, o medalhista olímpico Isaquias Queiroz (CRF) levou a melhor no C1 1000m e 500m e no C2 500m. Ele fez uma análise da competição e da importância técnica do torneio: “Foi um excelente campeonato. A equipe de análise do Comitê Olímpico está aqui observando o comportamento do barco na água, medindo o rendimento por remada, a estabilidade e desempenho. Isso é um grande preparativo para a Copa do Mundo, o Mundial e também as Olimpíadas de 2028”, comentou Isaquias.
O atleta também falou sobre as expectativas para a temporada: “Quero conquistar medalhas, sempre mirando 2028. Até lá, teremos muitos desafios e metas. Queremos subir no pódio tanto na Copa do Mundo quanto no Mundial. Esse é o nosso foco.”
Novidade técnica: atletas remando do mesmo lado
Durante a competição, Isaquias Queiroz (CRF) remou no C2 ao lado de Gabriel Assunção (CRF), ambos do mesmo lado do barco — uma configuração incomum e tecnicamente desafiadora.
“É uma dificuldade a mais, principalmente para quem vai atrás. Mas até as competições mundiais teremos tempo para ajustar isso e fazer uma boa prova. O Gabriel é muito bom nos 500 metros, o que ajuda bastante”, explicou Isaquias.
Gabriel complementou: “Remar do mesmo lado é complicado, porque atrapalha um pouco o movimento do parceiro que vai atrás, que precisa segurar mais. Isso eleva o grau de dificuldade. Mas, mesmo assim, conseguimos a medalha de ouro. Agradeço a todos pela torcida.”
O técnico da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Lauro de Souza Júnior, comentou sobre essa estratégia técnica: “No feminino, já existem várias duplas que remam do mesmo lado e conquistaram medalhas em Mundiais e Olimpíadas. No masculino, tivemos um exemplo recente em Paris, com uma dupla da Rússia que ficou em quarto lugar. Aqui no Brasil, estamos testando essa configuração com o Isaquias e o Gabriel, que são os dois melhores atletas do país. Por isso, acreditamos que vale a pena experimentar. Queremos ver até onde conseguimos evoluir essa embarcação para possíveis competições internacionais. É uma estratégia válida e possível quando se tem dois atletas desse nível.”
Outros destaques da competição
Gabriel Assunção também foi para a água no C1 e quase superou seu companheiro Isaquias na disputa individual: “Foi uma prova puxada. Tentei ganhar do Isaquias, larguei forte e liderei até os 400 metros, mas ele me ultrapassou no final. É uma honra treinar ao lado dele todos os dias. Difícil alcançá-lo, mas estamos chegando perto. Um abraço para meu filho, minha esposa e todos que torcem por mim. Vamos em frente”, declarou.
No C1 Feminino Sênior, Valdenice Conceição, do Flamengo, conquistou a medalha de ouro. A prata ficou com Evely Santos Gomes(ACI). Emmily de Jesus Santos (ACI) completou o pódio.“A gente tá começando agora o mês da temporada, né? Foram os primeiros eventos de 2025. A gente bateu uma marca razoável na prova dos 200 metros, fez uma boa apresentação agora nos 500 também. Ainda precisamos melhorar, e estamos trabalhando para chegar muito mais preparadas no Mundial em agosto”, analisou a campeã.
Os jovens talentos do caiaque também brilharam neste domingo. Andreas Genthner (ANC) ficou com o ouro no K1 Masculino Júnior: “Estou feliz com o resultado. Com certeza somos o futuro da canoagem. Agora é trabalhar para evoluir ainda mais”, afirmou.
O segundo lugar ficou com o atleta da casa, Arthur Luciano Nascimento (Lagoa Santa):“A equipe de Lagoa Santa tem apenas dois anos e já conquistamos várias medalhas. Isso graças aos nossos treinadores, Vinícius e Carol, que sempre nos apoiam. Agora queremos ir ainda mais longe”, destacou.
Karlos Schroeder (GAC) completou o pódio em terceiro lugar:“Estamos treinando forte e viemos aqui em busca de bons resultados. Agora é focar no Campeonato Brasileiro, que será um desafio importante no final do ano”, pontuou.
Parceria de Sucesso
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, reforçou a importância da cidade sede para a modalidade: "A parceria entre Lagoa Santa e a Canoagem Brasileira é cada vez mais forte e sólida. É uma relação de cooperação porque Lagoa Santa é uma cidade que recebe todos muito bem, sendo a casa da Canoagem Velocidade no Brasil. Tem uma estrutura gigantesca e um acolhimento muito bom. Muito feliz com essa parceria entre o município e o nosso esporte”, exclamou.
O dia final da competição contou com a presença do prefeito da cidade, Breno Salomão, que também exaltou a importância da parceria entre o município e a Confederação Brasileira de Canoagem. “É uma honra que Lagoa Santa seja palco da canoagem nacional desde 2013. Vimos essa história ser construída, com o crescimento da modalidade e conquistas como medalhas olímpicas. Tudo isso fruto de muito trabalho em nossa lagoa. Para nós, é uma honra receber agora a Copa Brasil e, em agosto, o Campeonato Brasileiro, nesta parceria que espero que dure muitos anos. As competições aqui são feitas com muito zelo”, afirmou o prefeito.
Salomão também destacou o desempenho dos atletas da cidade: “Os atletas da Escolinha de Canoagem de Lagoa Santa disputaram a competição e conquistaram dezenas de medalhas. São mais de 60 jovens participando desse projeto social, que já é uma referência nacional. Tenho certeza de que, em breve, medalhistas olímpicos sairão daqui”, declarou.
Pódios do Dia
Os clubes que mais se destacaram neste domingo com as provas de 500 M foram ACI e Lagoa Santa, com 10 e 9 presenças no pódio, respectivamente. A ACI (Associação de Canoagem de Itacaré - Bahia) liderou o ranking com conquistas em diversas categorias e faixas etárias, demonstrando a força de seu projeto formativo. Logo atrás, o clube Lagoa Santa, anfitrião da competição, brilhou especialmente entre os cadetes e juniores, consolidando-se como um dos grandes centros da nova geração da canoagem nacional. O Clube de Regatas do Flamengo (CRF) também teve excelente desempenho, com 7 medalhas, impulsionado principalmente pelos atletas olímpicos Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção. Outros destaques incluem o CRC, com 6 pódios, e o Praia Clube, que subiu ao pódio 5 vezes. Esses números mostram a distribuição competitiva da modalidade no país e o crescimento técnico de vários polos regionais.
Resultados deste Domingo (13)
C1 Feminino – Júnior
Lorrane Santos Souza – Praia Clube – 02:18,10
Maria do Livramento de Sousa Cunha – Iporanga – 02:27,11
Emille Santana da Conceição – ACI – 02:31,11
C1 Feminino – Sênior
Valdenice Conceição do Nascimento – CRF – 02:26,72
Evely Santos Gomes – ACI – 02:28,10
Emmily de Jesus Santos – ACI – 02:30,90
C2 Feminino – Júnior
Juliana Santana Oliveira / Natalia Andrade dos Santos – ACI – 02:52,61
Lorrane Santos Souza / Geslane Santos Souza – Praia Clube – 03:08,07
K1 Feminino – Júnior
Luana Barbosa Taborda – ANC – 02:10,32
Laís Paixão Dezan – CRC – 02:18,12
Thayne Bomfim Mendonça Soares – ACC – 02:18,96
K1 Feminino – Sênior
Gabriella dos Santos Machado – CRF – 02:10,80
Maria Eduarda Bertoncello Mufato – CRC – 02:19,02
K1 Feminino – Cadete
Ana Clara Silva Cardoso – Lagoa Santa – 02:14,61
Julia do Nascimento Soares – Lagoa Santa – 02:28,13
Maria Sophia Crai Bonito – CKC – 02:31,47
K2 Feminino – Cadete
Julia do Nascimento Soares / Ana Clara Silva Cardoso – Lagoa Santa – 02:10,02
Beatriz Grabowski Marchetti / Valentyne Medina Cordeiro de Oliveira – CRC – 02:17,05
Thaylla Mikaele de Oliveira da Silva / Lorena Vitoria de Oliveira – PMSC – 02:19,32
C1 Masculino – Júnior
Lucas Espirito Santo Santos – Praia Clube – 02:00,42
Guilherme Nery Conceição Pinto – Praia Clube – 02:01,84
Diego Paixão do Nascimento – ACI – 02:09,75
C1 Masculino – Cadete
João Pedro Alves da Silva – Iporanga – 02:02,03
Rafick Silva dos Santos – ACI – 02:06,06
Christian de Jesus Lima – ACI – 02:22,21
C1 Masculino – Sênior
Isaquias Guimarães Queiroz – CRF – 01:52,01
Gabriel Assunção Nascimento – CRF – 01:53,26
Filipe Vinícius Santana Vieira – ACC – 01:53,47
C2 Masculino – Júnior
Lucas Espirito Santo Santos / Guilherme Nery Conceição Pinto – Praia Clube – 01:57,59
Diego Paixão do Nascimento / Diogenes Lopes Ferreira Junior – ACI – 02:00,50
C2 Masculino – Sênior
Isaquias Guimarães Queiroz / Gabriel Assunção Nascimento – CRF – 01:41,08
Jacky Jamael Nascimento Godmann / Diego Araújo do Nascimento – ACI – 01:50,67
Cauan Ivo Santos dos Santos / Andrique Santos Souza – ACI – 02:06,55
K1 Masculino – Júnior
Andreas Genthner – ANC – 01:53,57
Arthur Luciano Nascimento – Lagoa Santa – 01:57,05
Karlos Eduardo da Silva Schroeder – GAC – 01:57,64
K1 Masculino – Máster A
Luis Marcelo Carneiro – ANC – 01:57,71
Givago Bitencourt Ribeiro – ASENA – 02:00,72
Guilherme de Almeida Neto – Lagoa Santa – 02:04,87
K1 Masculino – Cadete
Calebe Israel de Almeida – AECA – 01:54,72
Isael Schmith Lopes – ACEN – 01:55,64
Ícaro Breno da Silva Guimarães – ASCaE – 01:58,56
K1 Masculino – Sênior
Vagner Junior Souta – CRC – 01:46,57
Felipe Folador – CRC – 01:47,95
Herick Lopes Rafaelli – CRF – 01:48,85
K2 Masculino – Máster A
Luis Marcelo Carneiro / Cleverson Silva dos Santos – ANC – 01:51,25
Murilo Zampieri Souto / Marcelo Zampieri Souto – APEN – 01:51,92
Frederico Ramon Neves Pereira / Guilherme de Almeida Neto – Lagoa Santa – 02:03,54
K2 Masculino – Cadete
Victor Hugo Lopes da Silva Santos / Mateus Calegari Pádua de Faria – Lagoa Santa – 01:49,93
Victor Gabriel Ferreira Miranda Machado / Gleisson Vitor Oliveira Almeida – Lagoa Santa – 01:50,37
Paulo Augusto Fernandes de Oliveira / Matheus Luna Carvalho Rufino – Lagoa Santa – 01:55,71
K2 Masculino – Sênior
Vagner Junior Souta / Felipe Folador – CRC – 01:35,47
Herick Lopes Rafaelli / Roberto Maehler – CRF – 01:37,68
Francisco Lepkoski Gonçalves / Leonardo Michels Trisch Delfino – AECA – 01:43,39
+ CLIQUE E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
Resultado Final por Equipes
Com o fim da competição, a pontuação distribuída com base em todos os resultados da Copa Brasil, por clube, ficou assim:
1° Lagoa Santa – 1062 pontos
2° CRC – 440 pontos
3° ACI – 400 pontos
4° PMSC – 282 pontos
5° ACC – 230 pontos
6° ANC – 194 pontos
7° CRF – 174 pontos
8° ASENA – 166 pontos
9° Praia Clube – 154 pontos
10° CKC – 126 pontos
11° AECA – 110 pontos
12° APEN – 86 pontos
13° ACEN – 84 pontos
14° APRC – 76 pontos
15° GAC – 68 pontos
16° Iporanga – 36 pontos
17° ASCaE – 32 pontos
18° JIC – 26 pontos
19° JICRED – 24 pontos
20° COTP – 18 pontos
21° AREPH – 0 pontos
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.