Além do bate-papo, as canoístas receberam atendimentos individualizados, e treinadores tiveram uma conversa sobre a influência da saúde da mulher no desempenho esportivo.
11/03/2025 18:10
Nesta segunda-feira (10), as atletas que fazem parte da Equipe Nacional Permanente em Lagoa Santa/MG, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a saúde da mulher em uma palestra ministrada pela doutora Tathiana Parmigiano, ginecologista do esporte que atende atletas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O encontro, realizado como uma das ações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, teve como foco a educação e o cuidado preventivo das atletas.
Durante a palestra, Tatiana abordou temas fundamentais para o bem-estar das atletas, como a anatomia e fisiologia feminina, além de esclarecer dúvidas sobre menstruação e desempenho esportivo. "Falamos sobre como se autoconhecer para entender em que fase do ciclo menstrual elas estão mais aptas a treinar e competir. Assim, é possível programar o ciclo de forma que as competições coincidam com o melhor momento de desempenho para cada uma, respeitando suas preferências e bem-estar", explicou a especialista. Além disso, a palestra trouxe informações sobre TPM (Tensão Pré-Menstrual), dopamina, medicamentos permitidos e proibidos para mulheres no esporte e a importância dos exames preventivos.
A doutora Ana Carolina Corte, médica da CBCa, também destacou a relevância do bate-papo para as atletas, o autocuidado e principalmente a importância de ter um acompanhamento com um profissional de ginecologista: "Também houve um momento de orientação para os treinadores, com a participação do Figueroa, para explicar como a mulher se comporta ao longo do ciclo menstrual e como os hormônios interferem na percepção e no comportamento. Isso é fundamental para que o treino seja melhor ajustado e respeite as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres".
Para a atleta Valdenice Conceição, a experiência foi enriquecedora. "A palestra da doutora Tatiana foi muito boa. Ela explicou direitinho a importância da saúde da mulher, os cuidados que devemos ter durante competições e treinamentos. Foi muito importante aprender a nos manter atentas ao nosso corpo e aos sinais que ele nos dá. O Comitê Olímpico agora está disponibilizando cursos nessa área, e é essencial que possamos ter acesso a esse tipo de conhecimento", relatou.
O treinador da equipe feminina de canoa, Figueroa Conceição, também celebrou a iniciativa e o impacto positivo para as atletas. "A visita da doutora Tatiana foi maravilhosa. Ela não só ministrou a palestra, mas também fez atendimentos individualizados, enriquecendo ainda mais o dia das nossas meninas. Sou muito grato à Confederação Brasileira de Canoagem, ao Comitê Olímpico e a todos que possibilitaram essa ação. Nossa equipe se sente acolhida, e essa preocupação com o bem-estar das atletas é essencial para o desenvolvimento do esporte feminino", afirmou.
Além da palestra com a doutora Tatiana, outras iniciativas foram promovidas em prol da saúde das atletas, incluindo a incorporação de um fisioterapeuta especializado na equipe, atendendo a uma demanda apresentada pelo treinador Figueroa. "Solicitamos um fisioterapeuta e agora contamos com o trabalho do Bruno, que está nos auxiliando na recuperação muscular. Esse suporte tem sido fundamental para o desempenho das nossas atletas", completou.
“É muito importante contar com uma profissional referência, como a ginecologista que esteve com a seleção. Além dos cuidados com a saúde, o aspecto hormonal da mulher impacta diretamente no treinamento e no desempenho esportivo. Isso se torna ainda mais essencial para atletas jovens, pois um acompanhamento adequado contribui para uma rotina de cuidados fundamental para a mulher e para a construção da carreira de uma atleta”, destacou o treinador, Lauro de Souza Júnior.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.