A atleta fez duas grandes descidas, e terminou em quarto lugar na classificação geral do K1
28/07/2024 18:10
No segundo dia olímpico da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ana Sátila belisca o pódio na disputa do K1 e entra para a história da Canoagem Brasileira. Foi na manhã deste domingo (30), que ocorreu a semifinal e final da categoria do K1 feminino em Vires Sur Marne, e a brasileira Ana Sátila correu muito na semifinal e final da categoria, finalizando em quarto lugar.
Com grande performance, Ana chegou muito perto do pódio, conquistando o quarto lugar na canoagem slalom. Esse resultado não só marca uma grande conquista para ela, mas também é o melhor desempenho do Brasil na canoagem slalom em Jogos Olímpicos.
Na semifinal, Ana fez uma grande descida, sem receber penalidades e completou o percurso em 102.23 segundos. Ela ficou em quinto lugar e conseguiu a classificação para a final da categoria.
A final ocorreu ainda hoje, e Ana desceu muito bem novamente, finalizando o percurso sem penalidades e com um tempo de 100.69s. Ao final da sua descida, Ana ficava com a segunda posição, atrás apenas da australiana Jessica Fox, que levou o ouro. Após a descida de outras canoístas, Ana ficou a 1.75s atrás da terceira colocada, a britânica Kimberley Woods, que fez tempo de 98.94s. Na classificação geral Ana ficou em quarto lugar.
Ana explicou que seu foco era em todas as categorias e agora é hora de analisar o seu desempenho dessa primeira disputa de medalhas “Eu estava sonhando muito com essa medalha todos os dias. Consegui aproveitar muito a semifinal e a final. Estava muito alegre e me senti bem na água. Ao mesmo tempo que estou contente por ter conseguido entregar o meu melhor, também estou triste por ter chegado tão perto. Acho que agora é entender bem onde eu perdi tempo e voltar mais forte para as próximas competições, como o C1 e o cross, mantendo a cabeça no lugar e positiva, que é o mais importante”, fala Ana.
Segundo o técnico, Ettore Ivaldi, o quarto lugar de Ana mostrou uma grande performance na final mesmo com a grande pressão pela presença de mais de 10 mil espectadores e a torcida predominante dos franceses.
“Ana se destacou, mas houve um pequeno erro na reversa, nas seções 7 e 8, onde perdemos tempo e a medalha escapou. Por outro lado, Ana manteve a concentração e conseguiu uma segunda parte muito rápida. Eu estou muito orgulhoso dela por tudo que fez e continua fazendo. Agora, para a canoa e o cross, acredito que a chave é manter a tranquilidade. Ela conhece bem a pista e pode enfrentar a competição com mais calma,” diz Ettore.
O coordenador também falou do foco de Pepe Gonçalves que retorna a pista de Vires Sur Marne na próxima terca (30). “Ele está bem focado, o que é ótimo para conhecer a pista e se ajustar ao clima dos Jogos Olímpicos. O tempo de preparação pode ser muito benéfico. O objetivo para ele também é entrar na final, e acho que ele tem condições de fazer isso.” finalizou Ettore.
Ontem (27), Ana Sátila conseguiu se classificar para a semifinal com dois tempos muito bons. Na primeira descida do K1 Feminino ela fez 98.83s e na segunda descida fez o melhor tempo 96.88s, prova sem penalidades. Ela ficou na décima quarta posição geral, onde 25 atletas participaram da eliminatória.
Nesta segunda (29), acontecem a semifinal e final do C1 Masculino, e não terá brasileiros na água. Na terça (30), Ana Sátila volta na água para mais uma missão, desta vez na canoa e Pepê inicia sua trajetória no caiaque.
+Confira como foi o primeiro dia de provas
Final inédita no K1 Feminino
Esta foi a primeira vez que Ana Sátila chegou à final no caiaque, modalidade na qual ficou em 16º em Londres 2012, 17º na Rio 2016 e 13º em Tóquio 2020. A atleta ainda disputará o C1 e caiaque cross em Paris 2024. Ela reconheceu a dificuldade emocional de chegar tão perto da medalha, mas não consegui-la. “É claro que é muito difícil, mas quero agradecer muito a todos que acreditaram no meu trabalho e torcem por mim,, especialmente à minha família, que está torcendo de longe” agradece Ana.
Os pais da Ana, dona Márcia e Cláudio Vargas, comemoram o resultado da sua filha. “Ela foi demais nas duas provas e, com certeza, estamos muito felizes com o desempenho dela”, falou a mãe Márcia. “Ela é uma felicidade enorme para nós, é muito gratificante ver ela entre as melhores depois de ver tantos anos de treinamento”, disse seu Cláudio.
Ana volta a correr em Paris na terça-feira (30) nas eliminatórias do C1, no mesmo dia Pepê Gonçalves também volta às disputas olímpicas, desta vez no K1, no qual ele tem muita experiência.
COMO ASSISTIR
A Cazé TV está fazendo cobertura completa das provas de canoagem, garantindo uma opção de assistir às Olimpíadas pelo YouTube, com a participação exclusiva do supervisor da Canoagem Slalom, Denis Terezani, comentando e enriquecendo as transmissões com todo seu conhecimento.
Já a Sportv transmite com foco e detalhes as competições, oferecendo cobertura e análises dos especialistas. E a TV Globo tem transmissão ao vivo dos principais eventos, trazendo toda a emoção das provas decisivas, com a participação do atleta da Canoagem Slalom, Charles Correa, sendo comentarista.
Para aqueles que preferem assistir online, a Globoplay disponibiliza as transmissões da Sportv e TV Globo em sua plataforma digital, permitindo que você acompanhe tudo de qualquer lugar e a qualquer hora.
Terça-feira (30)
10:00 - Eliminatórias do C1W - Descidas 1 e 2
11:00 - Eliminatórias do K1M - Descidas 1 e 2
Quarta-feira (31)
10:30 - C1W - Semifinal
12:25 - C1W – Final
Quinta-feira (01)
10:30 - K1M - Semifinal
12:30 - K1M – Final
Caiaque Cross
Sexta-feira (02)
10:30 - K1M Cross - Contrarrelógio
11:40 - K1W Cross - Contrarrelógio
Sábado (03)
10:30 - K1W Cross - Rodada 1
11:40 - K1M Cross - Rodada 1
13:05 K1W Cross – Repescagem
13:45 K1M Cross – Repescagem
Domingo (04)
10:30 - K1M Cross - Eliminatórias
11:45 - K1W Cross - Eliminatórias
Segunda-feira (05)
10:30 - K1W Cross -Quartas de final
10:52 - K1M Cross - Quartas de final
11:15 K1W Cross - Semifinal
11:28 K1M Cross - Semifinal
11:43 K1W Cross - Final
11:48 K1M Cross - Final
+Confira o cronograma completo
Canoagem Slalom em Paris 2024
Atletas
Ana Sátila Vieira Varagas - K1W, C1W, K1W Cross
Pedro Henrique Gonçalves - K1M, C1M, K1M Cross
Equipe Técnica
Coordenador Técnico - Ettore Ivaldi
Treinador - Ricardo Martins Taques
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.