VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Ana Sátila faz história na final do K1 com melhor resultado da Canoagem Slalom em Olimpíadas

A atleta fez duas grandes descidas, e terminou em quarto lugar na classificação geral do K1

28/07/2024 18:10

Ana Sátila faz história na final do K1 com melhor resultado da Canoagem Slalom em Olimpíadas

No segundo dia olímpico da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ana Sátila belisca o pódio na disputa do K1 e entra para a história da Canoagem Brasileira. Foi na manhã deste domingo (30), que ocorreu a semifinal e final da categoria do K1 feminino em Vires Sur Marne, e a brasileira Ana Sátila correu muito na semifinal e final da categoria, finalizando em quarto lugar.

 

Com grande performance, Ana chegou muito perto do pódio, conquistando o quarto lugar na canoagem slalom. Esse resultado não só marca uma grande conquista para ela, mas também é o melhor desempenho do Brasil na canoagem slalom em Jogos Olímpicos.

 

Na semifinal, Ana fez uma grande descida, sem receber penalidades e completou o percurso em 102.23 segundos. Ela ficou em quinto lugar e conseguiu a classificação para a final da categoria.

 

A final ocorreu ainda hoje, e Ana desceu muito bem novamente, finalizando o percurso sem penalidades e com um tempo de 100.69s. Ao final da sua descida, Ana ficava com a segunda posição, atrás apenas da australiana Jessica Fox, que levou o ouro. Após a descida de outras canoístas, Ana ficou a 1.75s atrás da terceira colocada, a britânica Kimberley Woods, que fez tempo de 98.94s. Na classificação geral Ana ficou em quarto lugar.

 

Ana explicou que seu foco era em todas as categorias e agora é hora de analisar o seu desempenho dessa primeira disputa de medalhas “Eu estava sonhando muito com essa medalha todos os dias. Consegui aproveitar muito a semifinal e a final. Estava muito alegre e me senti bem na água. Ao mesmo tempo que estou contente por ter conseguido entregar o meu melhor, também estou triste por ter chegado tão perto. Acho que agora é entender bem onde eu perdi tempo e voltar mais forte para as próximas competições, como o C1 e o cross, mantendo a cabeça no lugar e positiva, que é o mais importante”, fala Ana.

 

Segundo o técnico, Ettore Ivaldi, o quarto lugar de Ana mostrou uma grande performance na final mesmo com a grande pressão pela presença de mais de 10 mil espectadores e a torcida predominante dos franceses.

 

 “Ana se destacou, mas houve um pequeno erro na reversa, nas seções 7 e 8, onde perdemos tempo e a medalha escapou. Por outro lado, Ana manteve a concentração e conseguiu uma segunda parte muito rápida. Eu estou muito orgulhoso dela por tudo que fez e continua fazendo. Agora, para a canoa e o cross, acredito que a chave é manter a tranquilidade. Ela conhece bem a pista e pode enfrentar a competição com mais calma,” diz Ettore.

 

O coordenador também falou do foco de Pepe Gonçalves que retorna a pista de Vires Sur Marne na próxima terca (30). “Ele está bem focado, o que é ótimo para conhecer a pista e se ajustar ao clima dos Jogos Olímpicos. O tempo de preparação pode ser muito benéfico. O objetivo para ele também é entrar na final, e acho que ele tem condições de fazer isso.” finalizou Ettore.

 

Ontem (27), Ana Sátila conseguiu se classificar para a semifinal com dois tempos muito bons. Na primeira descida do K1 Feminino ela fez 98.83s e na segunda descida fez o melhor tempo 96.88s, prova sem penalidades. Ela ficou na décima quarta posição geral, onde 25 atletas participaram da eliminatória.

 

Nesta segunda (29), acontecem a semifinal e final do C1 Masculino, e não terá brasileiros na água. Na terça (30), Ana Sátila volta na água para mais uma missão, desta vez na canoa e Pepê inicia sua trajetória no caiaque.

 

+Confira como foi o primeiro dia de provas

 

Final inédita no K1 Feminino

Esta foi a primeira vez que Ana Sátila chegou à final no caiaque, modalidade na qual ficou em 16º em Londres 2012, 17º na Rio 2016 e 13º em Tóquio 2020. A atleta ainda disputará o C1 e caiaque cross em Paris 2024. Ela reconheceu a dificuldade emocional de chegar tão perto da medalha, mas não consegui-la. “É claro que é muito difícil, mas quero agradecer muito a todos que acreditaram no meu trabalho e torcem por mim,, especialmente à minha família, que está torcendo de longe” agradece Ana.

 

Os pais da Ana, dona Márcia e Cláudio Vargas, comemoram o resultado da sua filha. “Ela foi demais nas duas provas e, com certeza, estamos muito felizes com o desempenho dela”, falou a mãe Márcia. “Ela é uma felicidade enorme para nós, é muito gratificante ver ela entre as melhores depois de ver tantos anos de treinamento”, disse seu Cláudio.

 

Ana volta a correr em Paris na terça-feira (30) nas eliminatórias do C1, no mesmo dia Pepê Gonçalves também volta às disputas olímpicas, desta vez no K1, no qual ele tem muita experiência.

 

COMO ASSISTIR

A Cazé TV está fazendo cobertura completa das provas de canoagem, garantindo uma opção de assistir às Olimpíadas pelo YouTube, com a participação exclusiva do  supervisor da Canoagem Slalom, Denis Terezani, comentando e enriquecendo as transmissões com todo seu conhecimento.

 

+ Assista na Cazé TV 

 

Já a Sportv transmite com foco e detalhes as competições, oferecendo cobertura e análises dos especialistas. E a TV Globo tem transmissão ao vivo dos principais eventos, trazendo toda a emoção das provas decisivas, com a participação do atleta da Canoagem Slalom, Charles Correa, sendo comentarista.

 

Para aqueles que preferem assistir online, a Globoplay disponibiliza as transmissões da Sportv e TV Globo em sua plataforma digital, permitindo que você acompanhe tudo de qualquer lugar e a qualquer hora.

 

+ Assista na Globoplay

 

Terça-feira (30)

10:00 - Eliminatórias do C1W - Descidas 1 e 2

11:00 - Eliminatórias do K1M - Descidas 1 e 2

 

Quarta-feira (31)

10:30 - C1W - Semifinal

12:25 - C1W – Final

 

Quinta-feira (01)

10:30 - K1M - Semifinal

12:30 - K1M – Final

 

Caiaque Cross

Sexta-feira (02)

10:30 - K1M Cross - Contrarrelógio

11:40 - K1W Cross - Contrarrelógio

 

Sábado (03)

10:30 - K1W Cross - Rodada 1

11:40 - K1M Cross - Rodada 1

13:05 K1W Cross – Repescagem

13:45 K1M Cross – Repescagem

 

Domingo (04)

10:30 - K1M Cross - Eliminatórias

11:45 - K1W Cross - Eliminatórias

 

Segunda-feira (05)

10:30 - K1W Cross -Quartas de final

10:52 - K1M Cross - Quartas de final

11:15 K1W Cross - Semifinal

11:28 K1M Cross - Semifinal

11:43 K1W Cross - Final

11:48 K1M Cross - Final

 

+Confira o cronograma completo

 

Canoagem Slalom em Paris 2024

Atletas

Ana Sátila Vieira Varagas - K1W, C1W, K1W Cross

Pedro Henrique Gonçalves - K1M, C1M, K1M Cross

Equipe Técnica

Coordenador Técnico - Ettore Ivaldi

Treinador - Ricardo Martins Taques

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.