Competição será durante os dias 02 e 03 de março e vai movimentar o turismo e lazer na região metropolitana de Sorocaba – SP.
19/02/2024 11:50
O Comitê Diretivo do Caiaque Polo anuncia a realização do primeiro evento do ano da modalidade, a Copa Brasil de Caiaque Polo. A competição será realizada na cidade de São Miguel Arcanjo, localizada na região metropolitana de Sorocaba no Estado de São Paulo.
O Caiaque Polo é uma das modalidades que mais cresce na canoagem e, a Copa Brasil promete movimentar a Lagoa do Guapé com a participação de 100 atletas à cidade de São Miguel Arcanjo.
O evento será gratuito para o público que quiser prestigiar e as competições terão início no sábado, dia 02, às 08h30 até às 18h00. No domingo (03), às 09h00 haverá uma solenidade oficial com a presença das autoridades locais, após até as 17h00 seguem as competições com a entrega das premiações a partir das 16h30.
Organizado pelo Instituto Arcanjos, a Copa Brasil de Caiaque Polo recebe o apoio da Prefeitura de São Miguel Arcanjo, da Secretaria de Turismo e Cultura de São Miguel Arcanjo, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de São Miguel Arcanjo, da Secretaria Municipal de Trânsito e da Secretaria Municipal da Saúde também de São Miguel Arcanjo, da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e do Comitê Brasileiro de Caiaque Polo, além da empresa Fritei.
Conheça o Caiaque Polo
Para quem não conhece o Caiaque Polo, o esporte é uma modalidade que exige força, técnica e traz junto a paixão e as regras do futebol/basquete para um jogo que é divertido e intrigante. Cada time pode ter 8 atletas na água, cinco titulares e 3 reservas. Mas o jogo é tão dinâmico que não possui posições fixas e a troca entre titulares e reservas pode ser feita sem parar o jogo. Com uma bola parecida com a do polo aquático e as regras do futebol e do basquete
O chute é feito com as mãos e o gol fica afixado a 2 metros de altura do nível da água. Assim como no futebol, tem lateral, escanteio e pênalti. Também possui cartões amarelo e vermelho, mas tem o cartão verde (parecido com o amarelo, mas em faltas menos graves). Ganha quem fizer mais gols. Os tempos são de 10 minutos cada lado e intervalo de 3 minutos. Se o jogo empatar, vai para o Golden Gol (quem fizer o gol primeiro ganha).
O remo não pode ficar próximo ao corpo da pessoa, isso é falta e a bola vai para o time adversário. Também cada jogador tem 5 segundos apenas para ficar com a bola parada, a ideia é ser um jogo de troca de passes rápido e enérgico. O ataque tem 1 minuto para fazer sua tentativa de chutar ao gol. Como o gol fica 2 metros acima do nível da água, o remo é usado para a defesa. O esporte exige muita habilidade de manobra com os caiaques e força física, além da estratégia de jogo rápido com bola.
Para quem deseja participar da modalidade, atualmente existem escolas e clubes que oferecem iniciação no caiaque-polo nas cidades de São Paulo, São Miguel Arcanjo, Brotas e Guararema no Estado de São Paulo; e Londrina, Tomazina e Siqueira Campos, além de Foz do Iguaçu no Paraná.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.