VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Tomazina no Paraná sedia o Pan-americano de Caiaque Polo - Transmissão ao vivo

Brasil contará com seis equipes na competição e buscam vaga no Mundial da China de Caiaque Polo em 2024.

28/11/2023 12:00

Tomazina no Paraná sedia o Pan-americano de Caiaque Polo - Transmissão ao vivo
Atletas do Brasil enfrentam adversários da Argentina, Estados Unidos e Guiana Francesa a partir de sexta, 01 de dezembro, no Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo da COPAC, que será em Tomazina, no Paraná.
 
O evento contará com transmissão ao vivo no link: FIT WEB TV - YouTube
 
 
 
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Pan-Americana de Canoagem, com apoio do Governo Estadual e Prefeitura de Tomazina. Seis seleções brasileiras, três masculinas e três femininas, vão em busca de vaga no Mundial da China de Caiaque Polo em 2024.
 
Para o presidente da CBCa, Rafael Girotto, a competição é uma boa forma dos canoístas manterem seus ritmos. “Será um bom campeonato para testar os nossos atletas. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização deste evento, às equipes participantes e aos fãs da canoagem. Que possamos promover ainda mais essa modalidade que cresce tanto no país”, disse o presidente.
 
O evento, que é gratuito e aberto à participação de todos, acontece no Parque das Corredeiras entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2023, sendo o primeiro jogo às 10h. A abertura oficial do evento, no entanto, acontece no dia anterior, dia 30 de novembro, às 18h.
 
O campeonato tem apoio do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, da Itaipu Binacional, da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), da Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e da Associação Tomazinense de Canoagem (ATOCA).
 
Para o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, Wesley Marques, “o evento é muito importante para todo o continente americano na modalidade Caiaque Polo e a cidade de Tomazina, terá a oportunidade de sediar este grande evento neste momento”, falou Wesley.
 
O Prefeito Flávio Zanrosso (MDB) disse estar muito empolgado, afinal “estamos elevando o nome da cidade internacionalmente e abrindo cada vez mais as portas para o Turismo regional, estimulando a saúde e o esporte”, declarou o prefeito.
 
O Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, terá além da atração dos atletas na água, uma novidade. “Nós vamos fazer a Floresta dos Atletas, onde cada atleta plantará uma árvore. O Parque das Corredeiras recentemente inaugurou uma quadra de Caiaque Polo e já realizou um Campeonato Paranaense no mês de outubro. O Caiaque Polo é uma maneira segura, divertida e eletrizante para iniciar na canoagem. Aqui este esporte já é praticado inclusive por crianças a partir de 7 anos, temos toda a estrutura para um trabalho qualificado e estamos investindo no futuro dos atletas brasileiros”, explicou Pantera (João Emerson Kondo), diretor de organização do Pan-americano de Caiaque Polo.
 
O supervisor da modalidade Caiaque Polo junto à Confederação Brasileira de Canoagem, Fernando Souza Lima Carazzato, afirma que a cada Pan-americano, a modalidade cresce ainda mais e é um ganha-ganha para a canoagem e para o Caiaque Polo. “A troca de experiência entre seleções sempre foi um dos motores de impulsionamento para os melhores atletas e eles sem dúvida são inspiração para os iniciantes. Tomazina está criando uma estrutura que ficará por gerações. Estamos muito orgulhosos do trabalho de base que vem sendo feito no Paraná”, afirmou.
 
Conheça o Caiaque Polo
Para quem não conhece o Caiaque Polo, o esporte é uma modalidade que exige força, técnica e traz junto a paixão e as regras do futebol/basquete para um jogo que é divertido e intrigante. Cada time pode ter 8 atletas na água, cinco titulares e 3 reservas. Mas o jogo é tão dinâmico que não possui posições fixas e a troca entre titulares e reservas pode ser feita sem parar o jogo.
 
O chute é feito com as mãos e o gol fica afixado a 2 metros de altura do nível da água. Assim como no futebol, tem lateral, escanteio e pênalti. Também possui cartões amarelo e vermelho, mas tem o cartão verde (parecido com o amarelo, mas em faltas menos graves). Ganha quem fizer mais gols. Os tempos são de 10 minutos cada lado e intervalo de 3 minutos. Se o jogo empatar, vai para o Golden Gol (quem fizer o gol primeiro ganha).
 

O remo não pode ficar próximo ao corpo da pessoa, isso é falta e a bola vai para o time adversário. Também cada jogador tem 5 segundos apenas para ficar com a bola parada, a ideia é ser um jogo de troca de passes rápido e enérgico. O ataque tem 1 minuto para fazer sua tentativa de chutar ao gol. Como o gol fica 2 metros acima do nível da água, o remo é usado para a defesa.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.