As belas praias de Vila Velha ganharão um colorido especial no dia sete de setembro, quando mais de 150 atletas estarão no mar participando do Campeonato Brasileiro de Canoagem. A largada será dada às 10 horas, na Praia da Costa, para um percurso de vinte e dois quilômetros na modalidade Canoagem Oceânica, em mar aberto.
Participarão do evento destaques internacionais da canoagem em velocidade olímpica, como Pedro Sena, Sebastián Cuatrin e Guto Campos, e nacionais, como Celso Filetti, José Marcos Mendes Filho, dentre outros atletas.
Além do Distrito Federal, mais cinco estados estarão representados no Campeonato – Espírito Santo, Pará, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A prova contará com atletas na faixa etária dos 15 aos 65 anos, o evento definirá os campeões brasileiros por modalidade, idade e sexo.
A prova é homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e o evento é organizado pela Federação do Espírito Santo de Canoagem – FESCAN e pelo Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Prova
O percurso principal será uma rota de ida e volta com aproximadamente 22 quilômetros, que partirá da Praia da Costa, passando pelas praias de Itapoã e Itaparica, de onde haverá o retorno para a Praia da Costa, com novo retorno à Praia de Itapoã e finalmente chegada final à Praia da Costa, num tempo total aproximado de 1h40min.
A largada, um verdadeiro show à parte, contará com mais de cem embarcações colorindo a faixa de areia. Partindo ao mesmo tempo, alinhadas na água, formando o pelotão de elite que definirá a prova, testando a habilidade dos atletas a embarcarem contra as ondas da praia.
Este é o último ano em que o Campeonato Brasileiro da modalidade será realizado em etapa única. A partir de 2015, a novidade da modalidade será o Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica, com seis etapas que passarão por diversos estados brasileiros, formando o ranking nacional para determinar os campeões brasileiros por idade e categoria.
Um esporte ao alcance de todos
Os equipamentos para a canoagem são o caiaque e o remo, e ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas exige alguns cuidados. Boa forma física e saber nadar são essenciais, da mesma forma que é imprescindível usar coletes salva-vidas, carregar sempre um apito para situações de emergência, ter noções de navegação e cuidar da hidratação. Iniciantes devem procurar escolas de canoagem, as federações ou canoístas experientes para aprender as técnicas.
Para competições, é preciso ser filiado à Confederação Nacional de Canoagem. A modalidade que mais cresce no Brasil é a Oceânica, e, embora não seja olímpica, em julho de 2013 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, na cidade de Vila do Conde, em Portugal. Neste campeonato, atletas brasileiros se destacaram, e o país foi representado por um time composto por Carmen Silva, Fernando Japiassu, Jefferson Sestaro, José Filho, Marcelo Lins, Rayssa Silva, Rubens Pompeu, Antonio Penati, Gisele Abreu e Viviane Santos. Foram conquistadas uma medalha de prata e uma de bronze por parte da equipe feminina.
Facilidade de acesso
As praias da Costa, de Itapoã e de Itaparica, onde se realizará o Campeonato Brasileiro de Canoagem, têm localização e paisagem privilegiadas e, embora em área urbana, suas águas são limpas, atraindo milhares de turistas no verão. Calçadão e ciclovia ao longo de toda orla fazem parte de sua infraestrutura, que propicia a prática de diversos esportes, como a canoagem, o SUP, surf, frescobol, beachsoccer, ciclismo, natação, surf de peito, dentre outros. Além disto as praias contam com bons hotéis, bares e restaurantes.
O contexto histórico de Vila Velha a torna uma excelente opção turística. Berço da colonização do solo Espírito Santense e primeira capital do Estado, a história da cidade começou em 23 de maio de 1553, quando o donatário Vasco Fernandes Coutinho aportou na Prainha. Dentre suas construções históricas que encantam os capixabas e os turistas, destacam-se o Convento da Penha, construído por frei Pedro Palácios, e a Igreja do Rosário, ambos tombados pelo Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Aos pés do Convento da Penha encontram-se a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, que recebem milhares de romeiros durante a Festa da Penha, Padroeira do Estado, e realizada todos os anos oito dias após a Páscoa.
Serviço
Campeonato Brasileiro de Canoagem
Data: 7 de setembro de 2014
Horário: largada às 10h, início dos trabalhos às 08h
Largada: Praia da Costa, Vila Velha, ES
Percurso: 22 quilômetros, passando pelas praias da Costa, de Itapoã e Itaparica, com chegada na Praia da Costa.
Realização: Federação do Espírito Santo de Canoagem – FESCAN e pelo Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem.
Apoio: Prefeitura Municipal de Vila Velha.