Os canoístas brasileiros que disputaram o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2012 tiveram bons resultados neste sábado e domingo em Ciudad de Tigre, na Argentina, e conquistaram um total de 19 medalhas de ouros sagrando-se vice-campeões gerais da competição. O título de campeão ficou com a Argentina, donos da casa, que dominou as provas realizadas na nova Pista Nacional de Remo e Canoagem. A Canoagem Maratona foi transformada em evento binacional em virtude da falta de participação de outros países além de Brasil e Argentina e assim não foi homologada no Campeonato Sul-americano. Ao total o Brasil obteve 19 medalhas de ouro, 27 de prata e 15 de bronze em todo o evento.
“Tivemos um bom desempenho aqui na Argentina, principalmente com os canoístas mais jovens. Contudo, o mais importante é que oferecemos a experiência de competir num evento internacional de alto nível aqui na América do Sul. Independente do resultado final o aprendizado será fundamental para a evolução desses jovens atletas”, ressaltou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem.
SÁBADO DE SETE MEDALHAS DE OURO NOS 500M
Na sábado os destaques brasileiros nas provas de 500m foram as medalhas de ouro dos brasileiros Eliac Pinto e Maico Santos no C2 Masculino Júnior 500m; Edileia Matos no K1 Feminino Júnior 500m; Erlon Souza e Ronilson Oliveira que também garantiram o primeiro lugar no C2 Masculino Sênior 500m; Dalvan Oliveira no C1 Masculino Cadete 500m; e Isaquias Queiroz no C1 Masculino Junior 500m.
Já nas provas de 5.000 metros Edileia Matos também garantiu o ouro no K1 Feminino Junior 5.000m e Isaquias Queiroz conquistou seu segundo ouro do dia no C1 Masculino Junior 5.000m.
As provas de Canoagem Maratona, disputadas no fim da tarde de sábado, não foram homologadas para o evento pois não houve a participação suficiente de atletas e assim não entrou para a pontuação geral de medalhas. Destaque para o brasileiro Diego Alves dos Santos vencedor no C1 Masculino Sênior 30km.
DOMINGO DE MAIS SEIS OUROS NOS 200M E PARACANOAGEM
Neste domingo, último dia da competição, foram disputadas as provas finais de Canoagem Velocidade na distância de 200 e 5.000 metros, além das provas de Paracanoagem.
As medalhas de ouro entre os brasileiros foram conquistadas por: Isaquias Queiroz no C1 Masculino Júnior 200m; Erlon Souza e Ronilson de Oliveira no C2 Masculino Sênior 200m; Nivalter Santos no C1 Masculino Sênior 200m; Eliac Pinto e Maico Santos no C2 Masculino Júnior 200m; Edileia Matos no K1 Feminino Júnior 200m; além do ouro conquistado pelas brasileiras no K4 Feminino Sênior 200m em quarteto formado por Bruna Gama, Ana Paula Vergutz, Cinara Camargo e Mayara Cardoso.
Na Paracanoagem o destaque do V1 Masculino; prova em que houve a junção das categorias A, TA e LTA mas que houve premiação individualizada. O destaque da prova foi o brasileiro José Agmarino Coelho (LTA), detentor do melhor tempo entre todos os competidores com 1’00”90, onde também competiu o brasileiro Luis Carlos Silva (A). Já no K1 Masculino o melhor tempo foi marcado pelo brasileiro Patrick Almeida (LTA) com 42”39, onde também remou Rodrigo Figueiredo, vencedor na categoria A.
De acordo com o supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, a competição foi mais uma boa oportunidade para divulgar a modalidade que segue em crescimento em todo o mundo e estreará oficialmente nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Temos um trabalho muito forte na Paracanoagem no Brasil e esta experiência aqui na Argentina é mais passo de fortalecimento da modalidade, sobretudo, na América Latina”, concluiu.
Além das disputas na Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem, a delegação brasileira aproveita a oportunidade e reúne na Argentina os técnicos e auxiliares técnicos brasileiros para o terceiro estágio do curso de desenvolvimento de treinadores promovido pelo Departamento de Ciência do Esporte da CBCa e já tido como exemplar para o restante do país.
A delegação brasileira de canoagem participou do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, Maratona e Paracanoagem 2012 com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem e Comitê Olímpico Brasileiro.