VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Equipe de Lagoa Santa é a campeã da Copa Brasil de Canoagem Velocidade

O time prata da casa foi a associação que mais pontuou no evento e garantiu 565 pontos, seguida da ACC com 378 e ACI com 315.

25/03/2024 13:55

Equipe de Lagoa Santa é a campeã da Copa Brasil de Canoagem Velocidade

Foram três dias com mais de 100 provas na I etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade. O evento foi realizado em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, e contou com a participação de 135 atletas de 22 associações, representando nove estados do Brasil. Na sexta (22), aconteceu as provas dos 1000 metros, no sábado e domingo (23 e 24) foram realizadas as provas de 500 e 200 metros.

 

Ao todo 22 associações estiveram presentes, o destaque ficou para Lagoa Santa, que mais pontuou no campeonato e terminou com 565 pontos. Já a ACC - Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba na Bahia fez 378 pontos e terminou em segundo. Com 315, a ACI - Associação de Canoagem de Itacaré na Bahia ficou em terceiro.

 

Com um time de jovens canoístas, a delegação de Lagoa Santa comemorou bons resultados, um dos destaques locais foi com Maria Eduarda Figueiredo Vilaça (Lagoa Santa), que conquistou o primeiro lugar na categoria Mini K1 Infantil com tempo de prova de 02:50,52. Mas a atleta fez bonito na água nas três provas, competiu também no 1000m de sexta-feira e 200m no domingo.

 

“Conquistei as três medalhas de ouro neste campeonato que posso dizer que estou em casa, com a presença da minha família e amigos. Esse também é o meu terceiro campeonato brasileiro que participo. Eu gosto muito da canoagem, estou muito feliz e são os treinadores que transformam a gente, espero que cada pessoa que sonha em ser um atleta, consigam, pois, todo mundo é capaz”, comemorou a Maria Eduarda.

 

Em segundo lugar no Mini K1 500m Infantil veio Ana Julia Figueiredo Vilaça (Lagoa Santa) com tempo de 02:56,57, e em seguida, na terceira colocação, Kiara de Lima Dutra (PMSC), com 02:57,59.

 

No sábado (23) aconteceram as provas eliminatórias, semifinais e finais de 500m. Mais uma vez, na prova C1 500m Sênior, o primeiro lugar ficou com o Isaquias Queiroz (CRF) com tempo 01:52,78, uma prova disputadíssima com o Filipe Vinicius S. Vieira (ACC), que acabou ficando milésimos de segundos atrás com tempo 01:53,74, e logo em seguida na terceira colocação veio Gabriel Assunção Nascimento (ACC) com 01:58,19.

 

+ Veja todos os resultados do sábado

 

Isaquias também entrou na água neste domingo (24), competindo no C1 200m Sênior. Novamente a briga na água ficou entre os três atletas, Isaquias, Filipe e Gabriel. E com 00:39,94, concluindo a prova em primeiro lugar foi o Isaquias Queiroz, com 00:40,13 concluindo a prova em segundo veio o Filipe Vinicius S. Vieira e na terceira colocação, coladinho veio Gabriel Assunção Nascimento com 00:40,54.

 

“A gente brinca, sabia que seria uma prova bastante apertada com meus colegas, mas mais uma vez saio com 100% das provas, conquistando o pódio de ouro nas três provas, C1 1000m, 500m e nos 200m. Quem sabe arrumo um parceiro para conquistar o pódio também nas provas em dupla”, falou Isaquias.

 

O Filipe deixou o recado. “Na próxima vou pra cima de Isaquias, foram nove centésimos de segundos de diferença, se cuida que tô chegando”, brincou Filipe. O Gabriel entrou na brincadeira também. “Eu vim junto, queria passar eles, mas não deu não, mas cheguei coladinho, na próxima vai ser pauleira, se prepare que estou chegando”, disse Gabriel.

 

Outra prova bastante competitiva foi no K1 200m Sênior. Fabio Dmarchi (CRF) cruzou a linha de chegada com 00:37,41 conquistando o primeiro lugar, em segundo veio Edson Isaisas F. da Silva com tempo de prova 00:37,78, e na terceira posição, Vinicius Pinheiro dos Santos (APEN) com 00:42,21.

 

“Foi uma prova tensa, já estava preparado, eu e Edinho sempre tivemos esse rendimento nos treinos, largamos bem, e no final, como estamos tão focados, nem reparamos quem ganha por ser milésimos de diferença. Estava há mais de 20 anos sem competir na prova de 200m, Roberto que me incentivou a voltar e hoje, conquistando a primeira colocação. Fico muito feliz com o resultado”, destacou Fabio.

 

+ Veja todos os resultados de domingo

 

 

A primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade foi organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa – MG.

 

“Lagoa Santa é uma das cidades sedes da nossa seleção brasileira, e desde ano passado, uma das principais cidades também para eventos. Quando falamos de Copa Brasil, é um campeonato mais pequeno, com número menor de atletas, mas com uma importância gigante, um evento que vale como seletiva, onde os atletas são avaliados para formar a nossa seleção, e principalmente neste ano, um ano olímpico em que os atletas dão o melhor que tem dentro da água. Gostaria de agradecer a prefeitura de Lagoa Santa por sempre nos receber tão bem e apoiar essa modalidade esportiva”, destacou o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto.

 

A competição fará parte dos eventos que definirão o Ranking da Canoagem Velocidade, o qual somará os pontos da I e II Etapas da Copa Brasil, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro do ano de 2023. São mais de 135 atletas de 22 associações que participam do evento, representando nove estados do Brasil.

 

VAGAS PARA PARIS 2024

No mês que vem em Sarasota nos Estados Unidos, acontecerá o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Seletiva Continental para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Após os resultados apresentados na Copa Brasil, agora serão analisados todos os índices por categorias pelo Comitê de Canoagem Velocidade, e nos próximos dias sairá a convocação oficial dos atletas que irão buscar as últimas vagas continentais, o Brasil poderá obter mais duas cotas olímpicas para Paris 2024.

 

O país já tem a cota garantida no C1 Masculino 1000 metros, conquistada por Isaquias Queiroz para o Brasil no Mundial em 2023. Ao todo o evento disponibilizará duas cotas por categoria sendo no K1M1000m, K2M500m, C2M500m, K1W500m, K2W500m, C1W200m, C2W500m e C1M1000m (o Brasil já tem essa vaga).

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.