VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Passeio náutico busca recorde mundial e reforça mobilização pela preservação do Rio Piracicaba

Evento acontece no dia 28 de fevereiro; CBCa convida clubes e atletas da canoagem para ação histórica.

02/02/2026 19:27

Passeio náutico busca recorde mundial e reforça mobilização pela preservação do Rio Piracicaba

Piracicaba (SP) será palco, no próximo dia 28 de fevereiro, da 8ª edição do Passeio a Remo no Rio Piracicaba, evento que pretende entrar para o Guinness World Records como o maior desfile de caiaques do mundo. A iniciativa é organizada pelo Remo Piracicaba, em parceria com a ASCAPI – Associação de Canoagem de Piracicaba, e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

 

Criado a partir de um grupo de amigos que praticava a canoagem recreativa no Rio Piracicaba, o Passeio a Remo cresceu ao longo dos anos e se consolidou como uma importante ação de valorização da canoagem, mobilização social e conscientização ambiental. Em 2026, o evento chega à sua oitava edição com o objetivo de ampliar a participação popular e destacar o papel do esporte na preservação dos recursos hídricos.

 

O Rio Piracicaba, cujo nome em tupi-guarani significa “lugar onde o peixe para”, corta diversas cidades do interior paulista e é fundamental para o abastecimento, a biodiversidade e a cultura ribeirinha da região. Apesar disso, o rio sofre constantemente com descartes irregulares de esgoto doméstico e resíduos industriais, situação que reforça a importância de ações de conscientização ambiental.

 

Um dos diferenciais do Remo Piracicaba é o diagnóstico ambiental do rio, reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. O estudo analisa a qualidade da água desde a cidade de Americana até a região do Tanquã, conhecido como o “mini Pantanal paulista”, identificando como os poluentes chegam ao rio e servindo como base para a construção de soluções de preservação.

 

+ SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO 

 

Em 2024, o Rio Piracicaba foi cenário de uma grave mortandade de peixes, com mais de 90 toneladas perdidas, episódio que reforçou a urgência do debate ambiental e fortaleceu ainda mais o propósito do evento.

 

Segundo Chicão, presidente da ASCAPI e integrante da diretoria do Remo Piracicaba, a tentativa de recorde mundial vai muito além da marca esportiva.“A ideia de buscar o Guinness é chamar a atenção da população e das autoridades para a importância do Rio Piracicaba. A canoagem nos conecta diretamente com o rio e mostra, na prática, o quanto ele precisa ser preservado. Preservar o rio é preservar a vida”, destaca.

 

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, a iniciativa reforça o papel da modalidade como ferramenta de transformação social e ambiental. “A CBCa apoia essa iniciativa por entender que a canoagem vai muito além da competição. É um movimento que conecta esporte, meio ambiente e comunidade. Convidamos clubes, atletas e praticantes da canoagem da região a participarem desse momento histórico, que valoriza o rio, fortalece a modalidade e gera um impacto positivo para toda a região”, afirma Girotto.

 

A ASCAPI atua em parceria com o Remo Piracicaba especialmente nas áreas esportiva, competitiva, de inclusão e educação ambiental, enquanto o Remo Piracicaba é responsável pelos passeios ecológicos, pelo diagnóstico ambiental e pelo tradicional arrastão ecológico realizado anualmente no rio.

 

Aberto à comunidade, o evento convida clubes, atletas, praticantes da canoagem e a população em geral a participarem desse grande movimento em defesa do Rio Piracicaba, reforçando a canoagem como instrumento de conscientização, preservação ambiental e cidadania.

 

Rumo ao recorde mundial

 

O Passeio a Remo no Rio Piracicaba chega à sua 8ª edição com números expressivos. Em 2025, o evento reuniu cerca de 800 participantes, sendo 40% visitantes de outras cidades, 36% de participação feminina e presença de famílias e crianças. O atual recorde mundial é de 1.105 pessoas, marca que os organizadores acreditam ser possível superar no dia 28 de fevereiro, colocando Piracicaba e a canoagem brasileira no Guinness World Records como o maior desfile de caiaques do mundo.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.