VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Modalidade OC1 passa a integrar oficialmente na modalidade de Canoagem Oceânica da ICF

Reconhecimento histórico amplia o alcance da Canoagem Oceânica e fortalece o Brasil, que sediará uma das etapas do circuito mundial em 2026.

16/10/2025 12:06

Modalidade OC1 passa a integrar oficialmente na modalidade de Canoagem Oceânica da ICF

A Federação Internacional de Canoagem (ICF) anunciou nesta semana uma importante novidade para o cenário mundial da Canoagem Oceânica: a partir de 2026, a modalidade OC1 será oficialmente reconhecida como evento com medalhas na Copa do Mundo de Canoagem Oceânica da ICF.

 

A decisão representa um marco para o esporte, com provas oficiais nas categorias masculina e feminina, e reflete o crescimento global da canoagem oceânica. Segundo a ICF, a inclusão da OC1 aumentará o envolvimento, acelerará o desenvolvimento em todas as regiões e inspirará novas gerações a enfrentar o oceano.

 

Para o supervisor da Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Dennis Simões, a conquista reforça o protagonismo da modalidade.

 

“A modalidade é muito bem-vinda à oceânica. Isso aumenta consideravelmente o número de participantes e tem tudo para crescer juntamente com o surfski, principalmente com a homologação da etapa da Copa do Mundo ICF confirmada em águas brasileiras. Creio que também vai aumentar o número de confederados junto à CBCa”, destacou Dennis.

 

O presidente do Comitê de Canoagem Oceânica da ICF, Marian Sarbu, também celebrou a decisão. “A inclusão do OC1 era muito esperada pela nossa comunidade e finalmente une atletas de diferentes tradições de remo em uma plataforma global”.

 

O Brasil tem ainda mais motivos para comemorar. Em setembro de 2026, o país sediará uma das etapas da Copa do Mundo de Canoagem Oceânica, nas cidades de Fortaleza e Caucaia, no Ceará, dentro do tradicional evento Molokabra Downwind, consolidado como um dos maiores encontros da modalidade no mundo.

 

+ Confira matéria completa

 

A ICF já anunciou as quatro Copas do Mundo de Canoagem Oceânica para 2026. Kuantan, Pahang, na Malásia, sediará a primeira delas de 3 a 5 de julho, seguida por uma no Taiti, de 31 de julho a 2 de agosto. A terceira será realizada em Molokabra, no Brasil, de 19 a 21 de setembro, e a quarta será realizada na Reunião, de 9 a 15 de novembro.

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.

Modalidade OC1 passa a integrar oficialmente na modalidade de Canoagem Oceânica da ICF || CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem | CBCa