VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Piraju (SP) se prepara para o Sul-americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross

A cidade é a casa da canoagem slalom brasileira, formadora de 4 atletas olímpicos na modalidade, além da competição sul-americana.

14/04/2025 12:40

Piraju (SP) se prepara para o Sul-americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross será realizado em Piraju (SP), entre os dias 25 e 27 de abril. A cidade é referência na Canoagem Slalom, sendo formadora de esportistas de nível internacional e olímpico. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e da Federação Internacional de Canoagem (ICF), além da parceria na organização com a Prefeitura Municipal de Piraju/SP. Além dos resultados do campeonato, a classificação vale pontos para o ranking mundial. 

 

Durante os quatro dias de evento, o público poderá acompanhar quatro provas de Canoagem Slalom: K1 masculino, K1 feminino, C1 masculino e C1 feminino. Já no Caiaque Cross, as categorias são K1 masc e K1 fem. O “K” das modalidades representa o caiaque e o “C” representa canoa. 

 

A tradição de Piraju na canoagem

 

Localizada no interior paulista, Piraju é reconhecida como berço de grandes nomes da Canoagem Slalom. Atletas olímpicos como Pedro Henrique, Pepê Gonçalves, Charles Corrêa, Anderson dos Santos Oliveira e Poliana Aparecida de Paula iniciaram sua trajetória nas águas do Rio Paranapanema, que corta a cidade e serve como pista natural para os treinamentos.

 

Pepê Gonçalves, atleta olímpico em Tóquio 2020 e semifinalista no Rio 2016, falou sobre a sensação de participar do campeonato. “Estou muito feliz. Essa competição é muito especial pra mim, é a primeira vez que estou competindo em uma prova internacional aqui. Poder competir uma prova desse nível em casa é um privilégio”. 

 

O atleta comentou um pouco mais sobre a representatividade da sua cidade natal. “É o celeiro mundial de atletas, uma cidade de 30 mil habitantes com quatro representantes olímpicos. Para mim, essa competição é um reconhecimento e um presente”, finalizou. 

 

Charles Correa, atleta olímpico de Rio 2016, abordou o fator de disputar na sua cidade natal. “Competir em casa é muito importante, fomos criados aqui neste rio. Nós temos essa carta na manga, para competir bem. Ainda mais com a população que vem até o rio e torce junto, isso aí é essencial para fazer uma ótima competição”.

 

Para o supervisor da modalidade, Leonardo Bueno, a cidade foi escolhida como sede do evento devido a sua tradição na Canoagem Slalom e Caiaque Cross. “Para nós é muito importante ter um evento internacional dentro da nossa casa. Tanto para a posição no campeonato sul-americano quanto pelo ranking ICF. Já vai ser o quarto evento ranking ICF que participamos esse ano, sendo o segundo que o Brasil hospeda. São eventos cruciais para os nossos atletas despontarem no cenário internacional”, destacou. 

 

De acordo com Leonardo, o evento vai contar com esportistas de diversos países, reunindo alguns dos principais nomes da modalidade no continente. “Temos muitos esportistas fortes participando, atletas de nível altíssimo. O público vai ter muita emoção e muita competição para acompanhar entre os dias 25 e 27 de abril”.

 

“Quero também agradecer todo o apoio que já estamos tendo com a Prefeitura, são parceiros importantes que fortalecem a canoagem e são essenciais para realização destes eventos”, finalizou.



Como assistir

O campeonato será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil, acompanhe nas nossas redes sociais em breve o link da transmissão.  

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (25): 

10h até 13h - Semifinais da Slalom K1 (fem/masc) e C1 (fem/masc). 

Sábado (26): 

09h30 até 12h00 - Finais da Slalom 

15h até 16h30 - Primeiro classificatório do Cross 

17h00 até 17h30 - Cerimônia de entrega das medalhas 

Domingo (27): 

09h30 até 11h30 - 2° Classificatório do Cross 

11h40 até 14h30 - Semifinal e Final do Cross 

15h30 até 16h30 - Cerimônia da entrega das medalhas 

 

+ Confira o boletim completo para mais informações (em inglês)

 



compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.