Ao total, seis atletas irão representar o Brasil nas competições a partir do dia 06 de agosto em Vaires Sur Marne – FRA.
04/07/2024 17:55
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou nesta quinta-feira (04) a lista de atletas convocados do time Brasil para a canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As competições de canoagem velocidade terão início no dia 06 de agosto e seguirão até o dia 10 de agosto, em Vaires Sur Marne, França.
Os atletas que representam o Brasil são os seguintes: Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes, Ana Paula Pergutz, Valdenice Conceição e Vagner Souta. A equipe técnica será composta pelos treinadores Lauro de Souza Júnior, Figueroa Conceição e Nivalter Santos de Jesus, o chefe de equipe será Álvaro Acco Koslowski.
+ Veja a convocação através da Circular CBCa 089/2024
Entre os convocados, Isaquias Queiroz foi o único atleta convocado em mais de uma prova, ele disputará o C1 1000m e o C2 500m. “Em 2023 tive a escolha de poupar um pouco meu corpo, agora em 2024 voltei a dar meu máximo no treinamento. Hoje eu me sinto muito bem preparado para as olimpíadas de Paris, graças ao treinador Lauro, que sabe que quando eu voltei, estava com o ritmo muito baixo. Estava tendo muita dificuldade e em pouco tempo a gente conseguiu voltar ao nível de competitividade, tivemos bons resultados”, fala Isaquias.
“Acredito que vamos estar muito bem para Paris. Para nós uma medalha olímpica é o título mais importante para nossa carreira, espero fazer um resultado melhor do que fizemos em Tóquio. E nós atletas, só temos a agradecer e enaltecer o trabalho do Lauro e pela paciência que tem com a gente e nos ajudando e motivando a chegar ao lugar mais alto do pódio”, conclui o medalhista olímpico.
A canoísta veterana Valdenice Conceição falou da representatividade feminina ganhando espaço nas Olimpíadas, especialmente com o número igual de atletas homens e mulheres. “Como mulher no esporte, eu vi a luta para alcançar essa igualdade. Para mim, foi uma grande vitória ver a nossa entrada e agora poder representar ainda mais. É muito gratificante estar nas Olimpíadas e ver a igualdade no esporte acontecendo, especialmente para nós mulheres. O clima olímpico é único, tanto para os estreantes quanto para os medalhistas veteranos”, explica Valdenice que disputa o C1 Femino 200 metros.
Jacky Godmann irá para a sua segunda edição Olímpica.”Eu hoje estou muito mais forte e muito mais focado, principalmente no C2, espero trazer de Paris uma medalha Olímpica”, diz Jacky.
Mateus Nunes de 18 anos fará sua estreia em Olímpiadas. “Com certeza é um privilegio estar nas olimpíadas pela primeira vez, ainda mais com essa idade que eu tenho hoje. Estar aqui com melhores atletas do mundo, com nosso treinador que faz um trabalho excelente, que nos faz evoluir cada vez mais é gratificante demais. Vai ser um orgulho poder representar o meu país”, conclui Matheus que competirá no C1 Masculino 1000 metros
O treinador, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Matheus. "Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Matheus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquias Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”, explica Lauro.
Com a convocação de hoje, o atleta Vagner Souta vai para sua terceira edição Olímpica. “É sempre um privilégio estar indo para os Jogos Olímpicos e é uma experiência nova. Cada jogo, cada competição é sempre uma experiência. Então eu fico muito feliz por estar indo para mais uma edição representando o Brasil e conto com a torcida de todos”, finaliza Vagner que estará no K1 Masculino 1000 metros.
Ana Paula Vergutz fecha a convocação na disputa do K1 500m feminino. Ela assegurou a vaga para o país após conquistar a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade. Ela vai para a sua segunda Olimpíada. “Desde a classificação Olímpica, que foi muito difícil. A gente já sabia que ia ser difícil até a classificação, então ela está sendo especial desde o início. Desde a convocação e poder representar da melhor forma que a gente conseguir”, fala Ana Paula
Canoagem Velocidade em Paris 2024
Atletas
Isaquias Queiroz - C1M1000 e C2M500
Jacky Godmann - C2M500
Mateus Nunes Bastos - C1M1000
Ana Paula Pergutz - K1W500
Valdenice Conceição - C1W200
Vagner Souta - K1M1000
Equipe Técnica
Chefe de Equipe - Álvaro Acco Koslowski
Treinadores - Lauro de Souza Júnior, Figueroa Conceição e Nivalter Santos de Jesus
Canoagem Slalom em Paris 2024
Os atletas Ana Sátila e Pedro Gonçalves (Pepê) já garantiram suas vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Ana Sátila conquistou sua classificação em setembro de 2023, durante o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom em Londres. Pedro Gonçalves, por sua vez, assegurou seu lugar em março deste ano, no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, realizado no Rio de Janeiro.
+ Veja a convocação da Canoagem Slalom feita na Circular 090/2024
Atletas
Ana Sátila Vargas
Pedro Henrique Gonçalves
Equipe Técnica
Chefe de Equipe e Treinador - Ettore Ivaldi
Auxiliar Técnico - Ricardo Martins Taques
Visita do Governador
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve presente nesta manhã em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, conhecendo o centro de treinamento da equipe olímpica. Na oportunidade, também acompanhou o treino da Equipe Nacional Permanente de Canoagem de Velocidade que foi convocada para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.