Neste último final de semana, na cidade mineira de Extrema, o 23º Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo. O evento, que aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, é uma das maiores competições da modalidade a nível nacional e foi realizado pela Prefeitura Municipal de Extrema – MG e Limiar Produções, e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Além de valer o título brasileiro da modalidade o evento ainda foi homologado como Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, que será realizado na Argentina, no final do ano.
A competição contou com 40 atletas dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Santa Catarina. As equipes foram separadas em duas categorias: Série Prata, para atletas com até dois anos de treinamentos na modalidade e Série Ouro, para atletas mais experientes.
Pela Série Prata a equipe KPZ Brotas, que participa pela segunda vez de um campeonato nacional, foi a campeã ao vencer os donos da casa da equipe Extrema pelo placar de 3 a 1. A equipe USPÓLO completou o pódio, garantindo a 3ª colocação. Na Série Ouro, o lugar mais alto do pódio também foi ocupado por uma equipe paulista. Os atletas da equipe São Pólo venceram a equipe Grilos Team, de Londrina - PR, pelo placar de 5x4 e garantiram seu décimo título nacional da modalidade. A equipe Nômades, de Brasília – DF, garantiu o bronze ao vencer a equipe Brotas CCB pelo placar de 4x1.
O grande feito dos atletas da equipe São Pólo fica ainda mais impressionante pelo fato de o décimo campeonato brasileiro da equipe ter sido conquistado de forma invicta. Durante sua campanha a equipe marcou 27 gols e sofreu apenas 8 em toda a competição.
Segundo Leonardo Colomera, Supervisor da modalidade junto à CBCa “O evento despertou o interesse em novos praticantes na região”, e observando a resposta da população da cidade e região a Prefeitura de Extrema espera inaugurar escolinhas de iniciação à modalidade ainda no ano de 2017. Com isso a Prefeitura pretende garantir a participação da equipe mineira nos eventos da modalidade em 2018.
Preparação internacional
Foi montado um ciclo de treino dividido em três etapas para os atletas que participarão do Pan-americano em novembro, na Argentina. A primeira etapa aconteceu até o Campeonato Brasileiro, a segunda ocorre até a Seletiva Oficial, que acontecerá em São Miguel Arcanjo – Sp, entre os dias 1º e 3 de setembro, quando acontece a convocação oficial para o Pan, e a terceira acontece até o próprio Pan-americano. O técnico da seleção brasileira de Caiaque Polo Fernando Souza Lima Carazzato comenta sobre o período de treinamentos “Já nesta primeira etapa pude perceber a evolução física e técnica dos atletas, eles estão muito determinados. Acredito que teremos chances de voltar a vencer o Pan-americano e assim conseguir a vaga para o mundial de 2018”, comenta Fernando. O Campeonato Mundial de Caiaque Polo acontece em Welland, no Canadá entre os dias 1º e 5 de agosto do ano que vem.