A 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Caiaque Polo se encerrou no último dia 29 de novembro em São Paulo (SP). O evento que reuniu atletas de quatro diferentes estados, sendo eles Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Tocantins, foi marcado por muita festividade e um balanço positivo da modalidade.
O evento teve como equipe campeã a São Polo com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota), já a segunda colocação coube a equipe Nômades que totalizou 5 pontos (1 vitória, 2 empates e 1 derrota). Fechando o pódio da etapa a equipe Grilos Team conquistou 4 pontos durante a competição (1 vitória, 1 empate e 2 derrotas).
Para Leonardo Colomera, supervisor do Caiaque Pólo na Confederação Brasileira de Canoagem, o ano de 2016 será um novo passo para o desenvolvimento do esporte. “O objetivo principal será o de agregar cada vez mais novos atletas tanto nas cidades que já tem sua categoria de base formadas, quanto em cidades que tenham um requisito mínimo de prática para a modalidade, uma piscina pública, um lago e etc. Teremos grandes mudanças também no setor administrativo da modalidade como: Comitê de Arbitragem, Comitê de Eventos e Comitê de Clínicas de Iniciação” revela.
A próxima temporada da modalidade ainda promete mais expansões contando com três eventos de alto nível já confirmados, sendo eles Copa Brasil, Campeonato Mundial e Campeonato Sul-americano. “Acredito que muito tempo se passou e o Caiaque Polo tem sido um pouco esquecido e apagado diante um cenário de modalidades tão competitivas e olímpicas, no entanto ressurge em um momento de ascensão onde contamos com os patrocinadores da Confederação Brasileira de Canoagem para que a Seleção Brasileira disputasse o Campeonato Pan-americano no Canadá, em agosto de 2015. Embora o resultado não foi o esperado, isto reacendeu a chama da modalidade em muitos atletas que antes estava apagada, ajudou principalmente a categoria de base que em dois meses após o Pan-americano já contava com 25 atletas. Com certeza contamos com este apoio para a modalidade em 2016 evitando que se apague novamente e possamos agregar novos atletas de alto nível, uma seleção Sub-21 e até mesmo equipes femininas” encerra Colomera.