A história do atleta Luís Carlos Cardoso na Paracanoagem começou há menos de dois anos. Ex-dançarino profissional do cantor Frank Aguiar e bailarino de muito sucesso Luís Carlos encontrou na Paracanoagem sua mais nova paixão. O fruto deste amor tem sido a conquista contínua de medalhas pelos eventos por onde passa. A mais nova vitória do piauiense foi ser chamado para ser integrante do Time São Paulo Paralímpico, equipe que já conta com o tricampeão mundial Fernando Fernandes entre os contemplados.
“Estou muito feliz em integrar esse time maravilhoso de atletas, muitos deles presentes em Londres 2012. Certamente com eles terei ainda mais condições, se Deus permitir, de estar no lugar mais alto no Rio de Janeiro em 2016”, ressalta Luís Carlos.
Natural de Picos, centro-sul do Piauí, Luís Carlos Cardoso da Silva, 28 anos, viu sua vida se transformar há pouco mais de dois anos. Dançarino de forró, teve os planos interrompidos ao saber que ficaria paraplégico devido a um parasita que se instalou em sua medula. Passados o choque inicial e a etapa de adaptação, Luís Carlos é hoje um dos principais para-atletas do Brasil.
Para Luís Carlos o primeiro passo para aqueles que vivem as dificuldades da deficiência física é buscar o crescimento espiritual para reunir forçar para ultrapassar os obstáculos. “É preciso trocar a deficiência pela consciência e encontrar no esporte uma maneira sadia de integrar-se na sociedade”, finaliza.
Vice-campeão mundial, campeão pan-americano e campeão sul-americano, tudo isso com apenas nove meses no esporte. A história de superação de Luís Carlos por meio do esporte é muito parecida como a de muitos outros deficientes físicos que encontram na Paracanoagem a motivação de combater os problemas do cotidiano.
“Esta parceria com o Governo do Estado é uma importante incentivo para o desenvolvimento da modalidade. Estamos muito confiantes em trazer medalhas para o Brasil conquistando a hegemonia da modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016”, concluiu Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem.
Com a assinatura do contrato com o Time São Paulo Paralímpico, criado a partir de um convênio entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Governo do Estado de São Paulo, agora Luís Carlos ganha mais um aliado em sua incessante busca por vitórias e em representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
SAIBA MAIS
Site Oficial de Luís Carlos Cardoso:
Comitê Paralímpico Brasileiro: